A ATA te ensina a ter sucesso no TikTok

Tik Tok
Marketing no TikTok, aprenda sobre o algoritmo e viralize na nova rede social

A ATA Hub, sempre atenta às mais variadas novidades, tem o conhecimento que você precisa para obter sucesso no TikTok. A nova rede social com o maior número de downloads no mundo em 2019 e com grandes chances de competir diretamente com Facebook e Instagram.

Antes de mais nada, o aplicativo conta com um total de 2 mil milhões de downloads, fazendo com que o TikTok continue batendo recordes de download, retenção de usuários e receita gerada. Se tornando uma oportunidade para profissionais que desejam atrair atenção para seus conteúdos e suas marcas.

Nesse sentido, o TikTok tem se tornado uma importante ferramenta, pelo número de usuário e o tempo por eles gasto no aplicativo diariamente. Expondo novas oportunidades de marketing para as marcas e profissionais explorarem, dentro de uma comunidade liderada por criadores de conteúdo, que anteriormente eram desconhecidos.

Todavia, o nível de interação e envolvimento é grande, fazendo com que o alcance orgânico da plataforma seja tão grande quanto ao dos rivais. Com o alcance médio de uma publicação sendo de 29%, mas as contas pequenas podem chegar aos 144% de alcance orgânico no TikTok.

Seja como for, o alcance orgânico do aplicativo oferece uma elevada interação com os seus conteúdos e consequentemente um maior crescimento no número de seguidores. Para entendermos melhor o aplicativo, separamos algumas informações do algoritmo do TikTok.

Algoritmo

O algoritmo gera um grande alcance orgânico. Pois a rede social tem muito mais gente consumindo conteúdo do que pessoas produzindo. Assim, o pouco conteúdo criado é distribuído para uma grande parte dos utilizadores registados. A procura é muito maior que a oferta.

Para entender é bem simples, quando seu vídeo é criado passa a ser mostrado para seus seguidores e para um público novo na aba “Para você”. O que é importante, pois estima-se 1 like a cada 10 visualizações, juntamente com a análise dos comentários, compartilhamentos e tempo de visualização. Com números acima do normal o TikTok é forçado a entregar o seu vídeo para mais usuários.

Outra aspecto importante para o algoritmo é a conclusão do vídeo, ou seja, quanto mais usuários assistem seus vídeos até o fim, maior a velocidade em que ele é distribuído. O que nos mostra que vídeos de menor duração geram melhores resultados, garantindo que a taxa de conclusão seja maior e amentando as chances de viralizar.

A retenção do público ao assistir o seu conteúdo, está ligado aos principais fatores para o algoritmo levar em consideração. Ao utilizar frases que gerem curiosidade é uma boa estratégia, desde que cumpra a promessa posteriormente.

Mais uma estratégia pode ser a utilização de músicas populares no TikTok, uma vez que demonstram uma tendência de consumo. O algoritmo do TikTok costuma posicionar melhor os vídeos que usam músicas que estão sendo utilizadas por vários usuários. Sempre lembrando de contextualizar com o conteúdo.

O uso de hashtags populares também é uma vantagem, assim como todas as redes sociais o TikTok leva muito em conta. Utilize as hashtags diante do contexto do seu vídeo, escolhendo entre 4 e 6 no máximo por causa do limite de espaço.

Atenha-se também aos elementos de interação, pois com a comunicação com seu público leva ao algoritmo o interesse pelo seu conteúdo. Assim, procure formas de e incentivar os usuários a comentar  e interagir com seus vídeos.

A frequência de postagem se iguala às outras redes sociais, provando quem é ou não um criador de conteúdo popular e regular. Além de estabelecer uma prática com o público de procurar por novos conteúdos seus com frequência.

Outra boa estratégia são os horários de publicação. publicar em horário nobre aumenta as suas chances, pois o conteúdo estará exposto a uma grande parte do público. Os melhores horários tendem a ser às 13 horas e às 18 horas, mas é sempre importante fazer testes para mapear a reação do seu público.

Os challenges são um dos elementos mais importantes no TikTok, acumulando milhões de visualizações e criadores em volta de determinados conteúdos. Dependendo do tipo de conteúdo criado por você, faz sentido entrar em alguns desafios e ajuda a alinhar seu conteúdo a conteúdos de usuários populares.

Como o TikTok é a primeira rede social a ter condição de competir com Facebook e Instagram, ele tem se tornado uma oportunidade para quem quiser aproveitar. Mas para sobressair é preciso aproveitar imediatamente, uma vez que está dentro do fenômeno de atenção subvalorizada.

Definitivamente, o rápido crescimento do TikTok reafirma a importância de estarmos sempre atentos às novas oportunidades. Quanto antes detectadas melhor, pois podemos estudá-las para entender da melhor forma o seu funcionamento e suas características.

Portanto, a ATA reafirma sua missão ao levar até você o conhecimento necessário para acompanhar e entender as novas oportunidades que surgem no mercado. Se mostrando sempre capaz e pronta para criar ações que elevem a proposta de valor.

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Por Augusto Valle

 

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