Scrum, metodologia adotada pela ATA para desenvolver projetos

Scrum esquema
Conheça o Scrum, um framework essencial para a resolução de problemas complexos de forma simples

A ATA Hub explica:

Scrum é um framework simples para gerenciar projetos complexos. Potencializando o trabalho da equipe de projetos e controlando a evolução do produto de forma eficaz. Compostas por períodos programados de atividades, os Sprints, onde a ideia assim como na ATA Hub, é sempre buscar uma solução rápida e eficiente.

Desta forma, permitindo que os colaboradores da equipe possam trabalhar em conjunto para resolver problemas complexos de uma maneira criativa e adaptável. Na ATA Hub, uma vez que o projeto se divide em pequenos ciclos de atividade, como reuniões de alinhamento para ordenar responsabilidades e corrigindo as falhas para que a meta final seja atingida. Cada indivíduo tem responsabilidades e deve executar obrigações específicas.

Nos processos dentro de um negócio, o nível de complexidade e o número de pessoas envolvidas para atuar em conjunto podem alterar positivamente o resultado, avaliando as variáveis e criando soluções a cada etapa.

O Scrum possui três pilares fundamentais, usados na ATA Hub, que sustentam seu funcionamento.

Transparência
Todos têm conhecimento dos requisitos, processos e andamento dos projetos. Assim, todos os envolvidos devem saber os elementos que podem afetar o andamento das estratégias.

Inspeção
Deve ser constante, inspecionado o que está sendo feito no projeto, sendo através de reuniões diárias ou no sprint review. Devemos ater a frequência e a profundidade destas inspeções, pois, não podem representar um contratempo à operação.

Adaptação
Conseguimos enxergar a adaptação no scrum de duas formas:
– O produto que está construído no processo, sofre adaptação constante conforme as mudanças vão acontecendo.
– Desde que preservado os valores e práticas, é possível adaptar o processo do Scrum para a realidade da sua empresa.

Para a aplicação correta, o Scrum depende de três práticas fundamentais e bem definidas.

Scrum Master
Responsável por ajudar a todos os envolvidos a entender e abraçar os valores, princípios e práticas do Scrum. Deve conhecer a framework muito bem. Executando a liderança do processo e ajudando a equipe a desenvolver sua própria abordagem do Scrum. É um facilitador e não chefe de ninguém.

Product Owner
Ponto central com poderes de liderança sobre o produto, é o único responsável por decidir quais recursos e funcionalidades serão construídos, além de mostrar a ordem em que deverão ser feitos. É sua responsabilidade manter e comunicar a todos os outros participantes, uma visão clara do que a equipe Scrum está buscando alcançar no projeto.

Time Scrum
São as pessoas que de fato vão construir o projeto. No Scrum, quem decide como fazer as coisas é o time e não um gerente ou qualquer outra pessoa. A ideia é que a equipe se auto organize para realizar o trabalho para atingir a meta estabelecida pelo Product Owner.

Na ATA Hub, para que a execução do Scrum seja feita da melhor forma, devemos respeitar algumas práticas para o planejamento do projeto.

Product backlog
É uma lista de funcionalidades contendo todas as funções e características desejadas do produto. As entregas mais importantes ocorrem no início, por serem ordenadas por prioridades.

Sprint
São períodos de tempo em que  alguns  itens selecionados serão construídos e entregues. Para isso, devemos obedecer outra regra básica, os eventos de time boxed, ocorrências de duração fixa, fazendo com que os sprints tenham a mesma duração, normalmente de duas a quatro semanas.

Sprint planning
Com base na capacidade e velocidade da equipe scrum, é definido quantas funcionalidades podem ser construídas no tempo do sprint, além de tudo o que deve ser feito e a maneira de agir. É coordenado pelo Scrum master, mas depende do comprometimento de todo o time.

Daily Scrum
Reunião diária, onde cada membro do time deve responder a três perguntas básicas:
1. O que fez ontem que ajudou o time a atingir a meta do sprint?
2. O que vai fazer hoje para ajudar o time a atingir a meta do sprint?
3. Existe algum impedimento que não permita a mim ou algum integrante do time a não atingir a meta do sprint?
Após responder a essas três questões, todos conseguem visualizar, de uma maneira geral, como está progredindo o trabalho do sprint.

Sprint review
O objetivo é validar e adaptar o produto que está sendo construído. Verificar se o trabalho feito está dentro do esperado e apresentar as ações durante o sprint. É o momento em que surgem as mudanças e o backlog é atualizado.

Sprint retrospective
Tem como objetivo verificar a necessidade de adaptação no processo. Analisando o que foi feito de forma positiva e negativa, os pontos em que devemos melhorar e parar de fazer.

Inegavelmente, como utilizado pela ATA Hub, o Scrum é uma ferramenta extremamente adaptável, conforme a necessidade do problema. Trazendo mais suavidade para cada aplicação e consequentemente uma maior agilidade na resolução de problemas.

O framework adaptável, pode ser utilizado nos mais variados modelos de negócio, como, marketing, consultorias, lojas físicas e negócios ligados a atendimento e gerenciamento de clientes, mostrando a sua grande versatilidade.

Portanto, com um maior conhecimento do Scrum e o auxílio da ATA Hub, é possível trazer soluções para problemas complexos de forma simples e organizada para diferentes segmentos. Uma vez que os todos os colaboradores trabalhem de maneira conjunta e analítica.

Na ATA, buscamos levar até você as melhores ferramentas para elevar o patamar do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe com os amigos, e se precisar entre em contato.

 

Por Augusto Valle

 

Compartilhe:

Solicite uma
apresentação