O setor de marketplace no Brasil iniciou 2023 com o escândalo da Americanas e sua dívida em torno de R$43 bilhões.
Apesar do setor apresentar crescimento constante e projeções otimistas, como mostra o relatório The Global Payments Report 2022, que prevê 18% de crescimento anual do e-commerce brasileiro até 2025, a notícia da dívida da Americanas trouxe diversas incertezas, mudanças e oportunidades.
Conhecer as tendências do setor de marketplace vai te permitir ter ideias, ajustar estratégias e investimentos neste novo cenário. Além de ser uma chance de sair na frente do seu concorrente e explorar oportunidades de mercado.
MAS AFINAL, SEGUNDO A ATA HUB, COMO A AMERICANAS IMPACTA O SETOR DE MARKETPLACE NO BRASIL?

A Americanas era o quinto maior marketplace do país em 2022, com 150 mil vendedores e fornecedores na sua plataforma, que juntos eram responsáveis por 60% das vendas digitais da marca.
A empresa emprega mais de 100 mil pessoas direta e indiretamente, e tinha até então 53 milhões de clientes.
A recuperação judicial anunciada em Janeiro já era esperada pelo mercado, contudo, ela impacta mais do que apenas as ações da empresa, mas também as lojas físicas e clientes.
IMPACTOS DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA AMERICANAS NO SETOR DE VAREJO ONLINE

Apesar de ter comunicado que seus clientes e fornecedores não serão impactados, segundo a própria Americanas, a empresa perdeu 33% de seus usuários mensais em janeiro, quando anunciou a dívida bilionária.
Nas últimas semanas, muitos dos vendedores da plataforma de marketplace aumentaram os preços dos produtos de forma absurda para evitar que os usuários fizessem compras, uma atitude que demonstra medo e insegurança sobre os repasses de valores aos parceiros, ou seja, um possível calote.
A recuperação judicial da Americanas deve, portanto, impulsionar vendas nos concorrentes como Magazine Luiza, Amazon, Via (Casas Bahia e Ponto Frio) e Mercado Livre.
A Páscoa será a data comemorativa que irá confirmar isso, pois a Americanas é famosa pela venda de ovos de chocolate. É nessa hora que iremos saber se as grandes indústrias de chocolate no país irão recorrer a outras empresas varejistas, escoando estes produtos sazonais para os concorrentes.
Como se preparar para essa mudança do e-commerce nacional? Confira a seguir 5 tendências que nós da ATA HUB identificamos para marketplace no Brasil nesse novo cenário:
1 – OMNICHANNEL

É uma estratégia que integra todos os canais de comunicação de uma empresa. Também conhecida como omnicanalidade, ela sofreu mudanças no pós-pandemia com o aumento da compra online e flexibilização das jornadas de trabalho no modelo híbrido.
Uma experiência omnichannel significa que o usuário se relaciona e pode até comprar por diferentes canais de comunicação. Não há portanto diferença na relação marca e cliente no online ou físico, entre a comunicação por um chat ou com o vendedor na loja.
Tal estratégia cria um alto padrão de atendimento e uma ótima experiência de compra, conhecida também como compra híbrida, que pode ir do online para o físico e vice-versa, sem atritos.
2 – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E BIG DATA
São ferramentas de otimização de desempenho, não apenas termos que remetem à ficção científica.
Dentre as principais utilidades da inteligência artificial estão a automação de processos, aumentando eficiência e reduzindo custos. Enquanto big data são dados que contêm maior variedade, chegando em volumes crescentes e com mais velocidade, ou seja, mais informações sobre seus clientes.
Quando utilizadas juntas, empresas podem personalizar a experiência de compra dos usuários, melhorando engajamento e percepção positiva sobre a marca.
3 – ENTREGAS MAIS RÁPIDAS E COM DEVOLUÇÃO

Outra consequência do período pandêmico que irá continuar como uma tendência em 2023 é o desejo dos consumidores de receberem seus produtos o mais rápido possível.
Entregas no mesmo dia, conhecidas como same day delivery, ou até na mesma hora, se tornaram características dos marketplaces que demonstram boa performance e preferência entre o público.
Contudo, também tem sido perceptível um aumento na necessidade de uma boa experiência de devolução de produtos comprados online. Facilidade e agilidade na devolução são exigências desse novo consumidor.
4 – SUSTENTABILIDADE

Mais e mais consumidores de marketplaces estão considerando a sustentabilidade como um fator importante de compra, que deve englobar toda a cadeia de distribuição, da produção até a entrega.
Produtos e embalagens sustentáveis, além de esforços para contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente devem ser comunicadas ao usuário.
5 – SERVIÇO DE ASSINATURA

A oportunidade de compra recorrente com um serviço de assinatura continua como tendência para marketplaces em 2023.
Isso acontece porque esse tipo de serviço permite personalização da experiência, além de estar se popularizando. A possibilidade do usuário pagar um valor mensal ao marketplace para receber um produto de maneira recorrente, quando e onde ele deseja, promove fidelidade e engajamento na relação cliente e marca.
O QUE ESPERAR DO SETOR DE MARKETPLACE EM 2023?
Agora que você já sabe onde deve focar seus esforços para destacar sua loja online e aproveitar as oportunidades geradas pela recuperação judicial da Americanas, é hora de entender como marketing, tecnologia e design podem te ajudar a alavancar vendas e fidelizar clientes.
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