Metaverso no Brasil: saiba como dar os primeiros passos para entrar nesse universo

Um ambiente virtual centralizado e paralelo ao mundo físico ganhou destaque no ano de 2021 e atualmente milhões de pessoas passam horas por dia em espaços sociais virtuais.

Escritórios híbridos, educação à distância e comunidades sociais online são apenas algumas das maneiras de espaços digitais que estamos vivenciando.

O metaverso é para esses ambientes digitais o que a internet está para os sites. Inicialmente, ele aparecerá como algo mais complexo do que um videogame, mas já uma realidade no cenário de muitas empresas.

Aliás, você sabe o que é metaverso?

O Metaverso é um espaço online, um universo digital que, com auxílio de equipamentos de realidade aumentada e de objetos utilizados na realidade virtual, visa levar as vivências físicas, para experiências totalmente digitais.

Desenvolvendo uma espécie de “segundo mundo”, o Metaverso tem a finalidade de inserir os usuários em situações que vivem presencialmente, como ter interações com outros membros, conversas, e claro, poder comprar e fazer negócios nas lojas inseridas.

Como planejar a entrada da sua empresa no metaverso

Para marcas que estão pensando em como navegar nesse novo universo digital, o ideal é se planejar e para saber por onde começar.

Este novo espaço digital requer uma abordagem cuidadosa e as marcas devem seguir algumas diretrizes para não errar: escolher seus alvos, observar o que a concorrência está fazendo, procurar novas aplicações, planejar sua entrada de maneira estratégica estratégia.

Escolhendo seu público no metaverso

Avalie quanto seu público-alvo / clientes estão gastando tempo no metaverso e trace estrtágias de ataque apropriadas. Marcas que se concentram em dados demográficos mais jovens, por exemplo, provavelmente não podem mais ficar de fora do metaverso.

Observe a concorrência e suas ações no metaverso

Fique atendo ao que as empresas semelhantes estão fazendo no metaverso. Difunda entre seus colaboradores conceitos aparentemente indecifráveis, como NFTs ou blockchain, para que eles também possam ficar por dentro do que outras marcas estão desenvolvendo nesse sentido.

Planeje estrategicamente sua entrada no metaverso

Peça à equipe da sua agência para começar a formular uma estratégia de como sua marca deve aparecer no metaverso e quando isso pode fazer sentido para sua empresa. Holdings e agências independentes estão observando atentamente os comportamentos da mídia de massa e as tendências emergentes, então é uma ótima oportunidade de perguntar o que estão vendo em sua carteira de clientes.

Conheça as plataformas que atuam no metaverso

Outra dica de ouro para dar os primeiros passos no Metaverso: experimentar, colocar a mão na massa, definir algumas hipóteses e testá-las. A recomendação é iniciar a presença nas principais plataformas, como Fortnite, Sandbox e Decetraland.

Ainda não há um plano perfeito e nem uma fórmula mágica para se adentrar no ambiente digital metaverso, pois esta tecnologia está em um momento de testes e experimentações. Tanto de coletar feedbacks desses novo usuários, quanto de ajustar e pensar em novas experiências e coleções NFTs a serem oferecidas ao mercado.

No meio de tantas perguntas, aquela que se torna a mais importante neste momento é: como você e sua empresa estão se preparando para essa nova tecnologia?

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