Como investimento em marketing de influência tem mudado a decisão de compra
Com o uso das novas tecnologias também foram sendo criadas novas formas de se fazer marketing com o intuito de alcançar o público-alvo de forma mais assertiva. Entre essas novas estratégias, os influenciadores digitais têm ganhado a atenção das organizações, principalmente os nano influenciadores.
Entendendo o que são os nano influenciadores
São considerados nano influenciadores os criadores de conteúdo que têm, no mínimo, 1.000 seguidores, e micro influenciadores, aqueles que possuem entre 10 mil e 50 mil seguidores.
De modo geral, os nano influenciadores são pessoas que possuem um determinado público que os acompanha na internet, seja no YouTube, Instagram ou Facebook.
Esse tipo de influenciadores costuma criar conteúdo com intuito de ajudar seus seguidores, e na maioria das vezes, se destacam aqueles que conseguem fazer, da forma mais autêntica.
Pesquisas de mercado do marketing de influência
Em março de 2018, o Instituto QualiBest entrevistou 4.283 internautas brasileiros que acessam mídias sociais, entre homens e mulheres com mais de 18 anos, das classes ABC e de todas as regiões do país, a fim de descobrir qual a relação dos brasileiros com os influenciadores digitais, e quais são os mais influentes.
O estudo apurou os principais influenciadores em 17 categorias, além de preferências e padrões de comportamento dos usuários e o uso dos canais de mídias sociais.
Dos entrevistados, 71% afirmaram seguir algum influenciador digital. Entre os seguidores, o estudo mostra que os influenciadores e os nano-influenciadores são a segunda fonte de informações para a tomada de decisão na compra de um produto, citada por 49% dos que responderam a pesquisa, perdendo apenas para amigos e parentes.
A pesquisa concluiu ainda que o fenômeno dos influenciadores e dos nano-influenciadores se deve à naturalidade da publicidade inserida nos seus conteúdos.
Nano-influenciadores e o e-commerce: conheça as vantagens
A eficácia da estratégia está mais do que provada, até porque o bom e velho marketing boca-a-boca sempre existiu e fez sucesso.
Confira alguns pontos relevantes para entender porque essa combinação pode ser muito vantajosa para o aumento das vendas do comércio eletrônico.
Focar na venda através do relacionamento
Uma marca que pretende ter vendas baseadas no relacionamento pode (e deve) contar com pessoas que entendem e confiem no seu produto para atuar como suas promotoras.
Disputa por preços e promoções
Ao receber uma indicação através de um nano-influenciador – na qual confia e acompanha seu trabalho – o consumidor pode até abrir mão daquela boa oferta que viu em algum lugar porque ficará em dúvida em relação à qualidade do produto da concorrência, já que o mesmo não teve sua validação confirmada por terceiros.
Um bom trabalho com nano-influenciadores pode fazer a diferença, uma vez que a recomendação feita de forma mais pessoal agrega valor à oferta.
Redução dos investimentos em comunicação
Todo e qualquer esforço de comunicação com os nano-influenciadores é muito bem-vindo, uma vez que tendem a diminuir os gastos com mídia.
Porém, deve atentar-se de que uma estratégia não substitui a outra. É importante investir em formas de diversificar a exposição da marca e, consequentemente, melhorar a sua presença digital, como um todo.
Custos de aquisição de clientes
O CAC — Custo de Aquisição de Clientes — é um dos indicadores mais importantes para assegurar o crescimento sustentável dos negócios online.
Os nano-influenciadores podem impactar o resultado de forma bastante positiva. Na busca por melhores resultados para o comércio eletrônico, o mais importante é que todos estejam atentos às oportunidades, pois nenhuma opção pode ser dispensada.
No final, o que interessa é focar no relacionamento com seu público-alvo e na experiência do consumidor. Então, o ideal é investir em uma estratégia que ajude a marca a ampliar os seus promotores e que validam a qualidade dos seus produtos ou serviços.
Gostou desse artigo e quer levar o marketing de influência para o seu negócio?
Venha para a ATA HUB e descubra como essas estratégias podem aumentar suas vendas.
Entre em contato:
(31) 97510-7000
Compartilhe o artigo com suas conexões.