O marketing e o metaverso: conheça o futuro estratégias de mercado para as marcas

O metaverso se abre como um novo território de relacionamento das empresas com seu público, possibilitando ações mais imersivas e hiper contextualizadas em que o marketing terá uma nova fase de desenvolvimento.

Mas, afinal, o que é o Metaverso?

Podemos definir o Metaverso como um universo virtual, paralelo e conectado à realidade, que podemos acessar por meio de dispositivos digitais.  Nesse ambiente, composto por conceitos de realidade virtual e realidade aumentada, temos uma estrutura imersiva com elementos sensoriais do mundo real.

O Metaverso não é a substituição do mundo físico. Será mais um campo onde nos relacionaremos com integração do real e digital, unindo experiências de entretenimento, convivência, compra e diversão em universos digitais, mas com interações físicas via voz, sensor de movimento, realidade virtual, realidade aumentada, chips integrados nas nossas roupas ou corpos, entre muitas outras possibilidades.

O Marketing no Metaverso

Como o marketing se insere nesse ambiente? Não está tão distante a transposição de ambientes físicos para os digitais, no que se refere ao marketing.

Com o Metaverso, o plano de marketing será turbinado com novas possiblidades e as experiências encurtarão a distância entre marcas e pessoas.

Alguns produtos poderão existir apenas dentro do Metaverso e ainda assim serem adquiridos por moedas físicas. Porém, as criptomoedas certamente são importantes nesse contexto e devem estar no radar das empresas.

Tendo em mente o nível que irá chegar o Metaverso, é fundamental começar a esboçar as possibilidades do marketing digital nesse cenário.

As vendas por redes sociais já são uma realidade relevante atualmente, com potencial para seguir crescendo de forma exponencial.

O Facebook e o Instagram já são marketplaces próprios, com centenas de milhões de lojas nos perfis comerciais, e nem é mais necessário sair da plataforma para realizar uma compra. No Metaverso, a ideia será a mesma: o usuário poderá descobrir o produto, experimentar e adquirir, tudo no mesmo local virtual.

Isso nos leva a uma das grandes oportunidades desse futuro, que é a experimentação em espaços. Hoje, já é possível ver como eventos presenciais fazem que o público se conecte mais, aprecie o momento, interaja e se interesse pelo que está sendo oferecido. No Metaverso, eventos assim poderão ser replicados, mas sem todas as limitações da vida real, como tamanho, capacidade, meios de transporte, entre outros fatores que antes pareciam limitadores.

A integração de todos os canais, físico, online, virtual e 3D provavelmente é o que irá prevalecer nos próximos anos. A evolução faz parte da história da humanidade e se preparar para ela é questão de sobrevivência e prosperidade financeira das marcas e empresas.

E a sua empresa, como ela está se preparando para a era do Metaverso?

Pense nisso e cresça o seu negócio com a ATA HUB.

Venha para ATA HUB e descubra um mundo de possibilidades e estratégias inovadores para seu negócio.

Nós estamos sempre em constante atualização e em busca de soluções criativas e tecnológicas para nossos clientes.

Entre em contato com nosso time de especialistas.

Conheça todos os nossos produtos e serviços acessando nosso site ou entre em contato conosco. Teremos o prazer em atender você e sua equipe!

Gostou do artigo? Curta, comente, compartilhe, salve para ver depois e, o melhor, entre em contato com a ATA para desenvolvermos as melhores soluções em comunicação e marketing para sua empresa.

Vem para a ATA!

Compartilhe o artigo com suas conexões.

Compartilhe:

Solicite uma
apresentação