Web Summit 2024: CMO como uma tendência no marketing digital

Web Summit 2024 - Marketing Digital

O Web Summit 2024, uma das maiores conferências de tecnologia e inovação do mundo, aconteceu no Rio de Janeiro entre 15 e 18 de abril e reuniu os principais nomes do setor. A equipe da ATA Hub esteve presente desde a primeira edição do evento no Brasil, pois estamos sempre antenados nas tendências para atender melhor nossos clientes.

Pensando nisso, trazemos aquilo de mais importante sobre o que foi discutido no evento em relação à tecnologia, design e marketing digital, em especial ao CMO as a service.

Como foi o Web Summit 2024

O Web Summit 2024 teve uma energia incrível! Segundo dados da organização do evento, quase 35 mil pessoas de 42 países estiveram presentes, além de empresas de destaque e centenas de startups em três dias de muito conteúdo. As tendências em destaque para o marketing digital foram:

Inteligência Artificial

Já era de se esperar que a inteligência artificial (IA) tivesse um papel de destaque no evento, isso porque desde sua ascensão ela vem revolucionando os processos do marketing digital, permitindo otimizar campanhas, automatizar tarefas repetitivas e oferecendo mais tempo para que as equipes possam focar em estratégias mais criativas e inovadoras.

No Web Summit 2024 foi discutido como ela pode ser usada para impulsionar a inovação, além de permear discussões sobre geopolítica, ecossistemas de startups e transformações no ambiente de trabalho para além do setor de marketing.

Luiza Trajano, por exemplo, falou sobre o uso da IA generativa desenvolvida pelo Luizalabs, em parceria com o Google, a inovação é o “cérebro” da Lu, influenciadora virtual da marca que oferece produtos de acordo com as necessidades de cada cliente e responde dúvidas. Ela também comentou sobre a importância de produzirmos conteúdo em conjunto com as inteligências artificiais que tenham alta qualidade e sejam relevantes para o público-alvo.

Personalização da experiência do cliente

Outro tópico muito discutido no Web Summit 2024 foi a personalização e experiência do cliente, principalmente no contexto do uso de IA e CMO as a service, que é uma solução estratégica que oferece acesso a líderes de marketing altamente qualificados sem a necessidade de contratá-los em tempo integral. Essa abordagem flexível permite que as empresas aproveitem a experiência de um Chief Marketing Officer sob demanda, adaptando-se às suas necessidades específicas.

O uso de ambas as estratégias permite uma personalização da experiência do cliente que se torna cada vez mais essencial para o sucesso das empresas, usando dados e inteligência artificial para entender as necessidades e preferências individuais dos clientes, e assim oferecendo experiências personalizadas e relevantes em todos os pontos de contato, como destacado por Rodrigo Marques, CSO da Claro.

Principais ensinamentos do Web Summit 2024

No Web Summit 2024 ficou claro que as empresas precisam estar preparadas para oferecer uma experiência online impecável e integrada com os canais físicos. A estratégia omnichannel, que visa oferecer uma experiência coesa em todos os pontos de contato com a marca, se mostrou mais uma vez como uma estratégia não apenas importante, mas fundamental.

O evento também mostrou que empresas que contam com CMO as a service assumem a responsabilidade de liderar a transformação digital, impulsionam a inovação e conseguem se adaptar aos principais desafios do mercado que são:

Acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor

Os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes, e as empresas precisam conhecer suas necessidades e preferências para oferecer experiências relevantes e personalizadas.

Gerenciar a grande quantidade de dados

A quantidade de dados gerados a cada dia é enorme, portanto há a necessidade de contar com parceiros com habilidades e ferramentas necessárias para analisar esses dados e extrair insights valiosos, como ATA Hub, uma empresa Martech que aplica na sua rotina recursos tecnológicos e conceitos da transformação digital.

Proteger a privacidade do cliente

A privacidade dos dados dos usuários também foi um tema bastante discutido no Web Summit 2024, sendo de extrema importância que empresas consigam garantir que os dados de seus clientes sejam coletados e utilizados de forma responsável e ética.

Como colocar as tendências do Web Summit 2024 em prática

O Web Summit 2024 foi um evento inspirador que reuniu os principais nomes do marketing digital para debater o futuro do setor. Apesar dos desafios, aqueles que estiverem preparados para se adaptar e inovar, fazendo uso de novas tecnologias e ferramentas terão oportunidades incríveis para criar experiências de cliente mais relevantes e personalizadas, impulsionar seu crescimento e construir uma marca forte.

Para aproveitar as inúmeras oportunidades que o cenário dinâmico do marketing digital, conte com a ATA Hub que lidera a transformação digital de empresas de sucesso oferecendo o serviço de CMO, entre várias outras soluções para o seu negócio.

Compartilhe:

Solicite uma
apresentação