A ATA explica a nova realidade digital das eleições de 2020

O marketing político digital terá um papel importantíssimo nas eleições de 2020. Uma vez que a sociedade brasileira se encontra, cada vez mais, imersa nas mídias sociais, o meio digital será determinante para o resultado das eleições e o futuro do país.

À primeira vista, o que era tendência nas últimas eleições se tornou realidade, o marketing político digital influenciará a população de diferentes maneiras. Fazendo com que candidatos, que deixarem de lado as mídias sociais, tenham dificuldades em se sobressair.

Marketing digital político, realidade

Seja como for, a grande influência das mídias sociais no processo de formação de opinião do eleitor, deve levar ao digital grandes disputas dentro das plataformas, principalmente entre grandes partidos. Levando em conta a situação em que o Covid-19 nos trouxe, o que ajuda a elevar a importância do marketing político digital e as estratégias utilizadas.

Os times deverão focar em um trabalho mais técnico, já que o engajamento terá muito mais valor que o número de postagens. Justamente, pelo fato dos candidatos contarem com equipes mais reduzidas, devido a redução de verba para as eleições de 2020.

A ATA Hub traz alguns pontos a serem levados em consideração, para engajar os eleitores devido a grande importância do marketing político digital. Confira:

Sofisticação tecnológica

Com a redução de verbas, a utilização de ferramentas sofisticadas de marketing será abundante, especialmente na área de gerenciamento e controle das ações em mídias sociais. Com a campanha contando com recursos reduzidos, o investimento em tecnologia será elevado.

Ferramentas de planejamento de publicações, em canais diversos, estarão ao lado das equipes eleitorais. Do mesmo modo, o uso de ferramentas para monitoramento de mídias sociais deve aumentar, além do science data, um sistema usado pela ATA Hub, que mapeia os municípios e até seus bairros.

Influenciadores digitais

A utilização profissional de influenciadores digitais, será uma novidade no cenário de marketing político digital. Pessoas com grande influência nas redes sociais que podem defender um candidato ou partido por afinidade e, até mesmo, sendo contratadas.

Necessidade de profissionalização

Muitos políticos acreditam que o marketing político nas redes sociais, poderá ficar a cargo de familiares, sobrinhos que frequentam com veemência, o que será um erro. Pois, em um segmento competitivo e técnico, estas alternativas se mostram ineficientes, uma vez que amadores assumem papéis importantes.

Neste sentido, o marketing digital está profundamente profissionalizado, não dando espaços a pessoas sem qualificações. Além do marketing político digital dispor de leis dinâmicas, as quais a violação pode levar a duras penas, como a cassação, mostrando, mais uma vez, a importância de agências de marketing digital, como a ATA Hub.

Second Screen

Como o horário eleitoral gratuito se tornou um momento para buscar outras formas de interação, podemos esperar um uso cada vez maior de técnicas de second screen. Onde a mensagem passada pela TV tenha como complemento o canal do Facebook ou YouTube, através de lives.

A utilização da internet nas eleições de 2020, será regado a estratégia e criatividade. Inovações serão bem vindas e de grande valia aos candidatos.

Mídia paga

Outra novidade é a utilização de mídia paga para impulsionar publicações, nas eleições municipais de 2020. Com a lei n° 13,488, ocorreram mudanças, como, o uso de mídias pagas para o aumento da exposição de conteúdos na internet, principalmente nas redes sociais, trazendo uma mudança nas estratégias.

Nas eleições de 2020, as regras para internet trazem um peso maior no orçamento das campanhas. Uma vez que o digital necessitará de incentivos, com o intuito de direcionar publicações visando o maior alcance possível.

Logo, em meio a inovações e o Covid-19, os candidatos e partidos necessitam estar sempre atentos as mídias sociais e todo o meio digital. Uma vez que a tendência se tornou realidade, a inclusão de técnicas, ferramentas e profissionais capacitados se mostra indispensável para o sucesso.

A campanha eleitoral na internet já começou e está a todo vapor, o candidato que não estiver preparado, está perdendo um tempo precioso.

Não perca mais tempo, entre em contato, com a expertise da ATA Hub sua chances serão maximizadas.

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Por Augusto Valle

 

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