A importância do processo de escolha do nome da sua empresa

A importância do processo de escolha do nome da sua empresa 6

Você sabe o que oferecer, já imagina qual seria seu público alvo, já traçou algumas rotas para a empresa, mas, e o nome? Assim como na escolha de nome para um filho, o nome da empresa carrega uma grande responsabilidade por ser o primeiro contato do cliente com o universo da sua empresa. Uma escolha importante que quando utilizadas algumas dicas, podem te ajudar a encontrar o caminho ideal para transparecer o que você oferece!

A importância do processo de escolha do nome da sua empresa 3

Naming

Para iniciar a estratégia de escolha do nome da sua empresa:

– Qual tipo de nome escolher?

Você pode optar por um nome associativo (Ex: Pedigree – cachorro). Este tipo de nome tem facilidade na hora registro e na fixação nos buscadores online, mas pode restringir sua marca.

Um nome descritivo (Ex: Casa de Carnes). Ótimo posicionamento de mercado, porém delimita o serviço e mercado.

Siglas (Ex: HSBC). Fácil de lembrar, menos delimitação. Dificuldade na conexão com o público.

Um nome evocativo também pode ser uma opção (Ex: O Boticário). Ligação com o segmento que leva a boa memorização. Investimento maior para o trabalho de fixação e posicionamento da marca.

Acrônimos quando bem elaborados, são escolha acertada! (Ex: Embratel). Facilidade para registro. O investimento para fixação e posicionamento da marca também pode ser maior.

Nomes inventados estão em vários cases de sucesso (Ex: Avon). Originalidade define. Maior dificuldade para criar conexão com o público.

Nomes que remetem a experiência são uma boa ideia (Ex: Claro – telefonia). Criação de expectativa e ligação com o público. Arriscado caso a empresa falhe na entrega da experiência.

Simbólicos (Ex: Confort). Assim como os que remetem experiência, os simbólicos criam uma ligação direta com o consumidor. As ações da empresa devem sempre estar alinhadas com a entrega prometida.

Já pensou em um nome toponímico? (Ex: Posto Ipiranga). Nomes estrangeiros geralmente agregam valor e criam expectativa. A associação com o local pode delimitar a marca que deve seguir a linha de características.

Ou você pode colocar o seu nome (Ex: Calvin Klein). Facilidade de memorização e empatia pelo fundador/família. A vida do fundador é completamente atrelada à marca.

 

A importância do processo de escolha do nome da sua empresa 2

 

7 características

Marty Neumeier listou 7 características em seu livro “The Brand Gap: O abismo da marca.”:

Distinguibilidade: diferenciação com outras marcas;

Brevidade: um nome curto sempre facilita a memorização;

Conveniência: tente adequar o nome ao objetivo comercial;

Grafia e pronúncia fáceis: facilite ao máximo o uso da escrita e pronúncia;

Agradabilidade: um bom nome agrada o seu público-alvo;

Extensibilidade: não delimite o nome para aproveitar diferentes finalidades criativas;

Possibilidade de proteção: tenha um nome único e sempre opte por aspectos legais de uso.

 

Hora do brainstorming!

Procure sempre fazer listas e mais listas com vários nomes que passarem pelos tópicos base escolhidos para sua empresa e a partir desta lista, comece a fazer a filtragem seguindo as dicas que passamos até aqui. Analise cada ponto pró e contra de cada nome.

Já tem um vencedor?

Se você já acha que tem um vencedor, escreva e reescreva o nome, fale em voz alta. Simule situações onde o nome pode aparecer. Faça um teste utilizando as palavras-chaves e claro, confira no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)  se o nome está, de fato, liberado.

 

Conte para algumas pessoas sobre o nome e serviço e tome nota das reações. Ainda há tempo de voltar para a lista. Procure não cair no erro do gosto próprio, escute opiniões.

 

Agregue valor

O slogan ou o mote podem ser grandes amigos depois da escolha do nome.

Ex slogan: Globo – “A gente se liga em você” (campanhas especificas)

Ex mote: Nike – “Just do it” (ligação emocional)

 

A importância do processo de escolha do nome da sua empresa 4

 

Agora que você já sabe os principais passos na hora da escolha de um bom nome para a sua empresa, que tal tirarmos do papel juntos? A ATA pode te ajudar durante todo o processo! Fale conosco!

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

Solicite uma
apresentação