Você sabe o que oferecer, já imagina qual seria seu público alvo, já traçou algumas rotas para a empresa, mas, e o nome? Assim como na escolha de nome para um filho, o nome da empresa carrega uma grande responsabilidade por ser o primeiro contato do cliente com o universo da sua empresa. Uma escolha importante que quando utilizadas algumas dicas, podem te ajudar a encontrar o caminho ideal para transparecer o que você oferece!
Naming
Para iniciar a estratégia de escolha do nome da sua empresa:
– Qual tipo de nome escolher?
Você pode optar por um nome associativo (Ex: Pedigree – cachorro). Este tipo de nome tem facilidade na hora registro e na fixação nos buscadores online, mas pode restringir sua marca.
Um nome descritivo (Ex: Casa de Carnes). Ótimo posicionamento de mercado, porém delimita o serviço e mercado.
Siglas (Ex: HSBC). Fácil de lembrar, menos delimitação. Dificuldade na conexão com o público.
Um nome evocativo também pode ser uma opção (Ex: O Boticário). Ligação com o segmento que leva a boa memorização. Investimento maior para o trabalho de fixação e posicionamento da marca.
Acrônimos quando bem elaborados, são escolha acertada! (Ex: Embratel). Facilidade para registro. O investimento para fixação e posicionamento da marca também pode ser maior.
Nomes inventados estão em vários cases de sucesso (Ex: Avon). Originalidade define. Maior dificuldade para criar conexão com o público.
Nomes que remetem a experiência são uma boa ideia (Ex: Claro – telefonia). Criação de expectativa e ligação com o público. Arriscado caso a empresa falhe na entrega da experiência.
Simbólicos (Ex: Confort). Assim como os que remetem experiência, os simbólicos criam uma ligação direta com o consumidor. As ações da empresa devem sempre estar alinhadas com a entrega prometida.
Já pensou em um nome toponímico? (Ex: Posto Ipiranga). Nomes estrangeiros geralmente agregam valor e criam expectativa. A associação com o local pode delimitar a marca que deve seguir a linha de características.
Ou você pode colocar o seu nome (Ex: Calvin Klein). Facilidade de memorização e empatia pelo fundador/família. A vida do fundador é completamente atrelada à marca.
7 características
Marty Neumeier listou 7 características em seu livro “The Brand Gap: O abismo da marca.”:
Distinguibilidade: diferenciação com outras marcas;
Brevidade: um nome curto sempre facilita a memorização;
Conveniência: tente adequar o nome ao objetivo comercial;
Grafia e pronúncia fáceis: facilite ao máximo o uso da escrita e pronúncia;
Agradabilidade: um bom nome agrada o seu público-alvo;
Extensibilidade: não delimite o nome para aproveitar diferentes finalidades criativas;
Possibilidade de proteção: tenha um nome único e sempre opte por aspectos legais de uso.
Hora do brainstorming!
Procure sempre fazer listas e mais listas com vários nomes que passarem pelos tópicos base escolhidos para sua empresa e a partir desta lista, comece a fazer a filtragem seguindo as dicas que passamos até aqui. Analise cada ponto pró e contra de cada nome.
Já tem um vencedor?
Se você já acha que tem um vencedor, escreva e reescreva o nome, fale em voz alta. Simule situações onde o nome pode aparecer. Faça um teste utilizando as palavras-chaves e claro, confira no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) se o nome está, de fato, liberado.
Conte para algumas pessoas sobre o nome e serviço e tome nota das reações. Ainda há tempo de voltar para a lista. Procure não cair no erro do gosto próprio, escute opiniões.
Agregue valor
O slogan ou o mote podem ser grandes amigos depois da escolha do nome.
Ex slogan: Globo – “A gente se liga em você” (campanhas especificas)
Ex mote: Nike – “Just do it” (ligação emocional)
Agora que você já sabe os principais passos na hora da escolha de um bom nome para a sua empresa, que tal tirarmos do papel juntos? A ATA pode te ajudar durante todo o processo! Fale conosco!