Supere seus concorrentes e direcione mais tráfego para seu site com essas dicas básicas de SEO.
Se você é proprietário de uma empresa ou lidera uma equipe de marketing ou vendas, sabe que aumentar a visibilidade do seu site pode aumentar ou diminuir seus números de vendas e receita.
De acordo com uma pesquisa recente da HubSpot, 75% dos usuários nunca passam da primeira página dos resultados de pesquisa. Isso significa que a maioria das pessoas que pesquisam on-line encontrarão o que estão procurando imediatamente e, quando seu site não estiver bem classificado, será difícil para seus clientes em potencial encontrá-lo rapidamente, se é que o encontrarão.
Se você deseja aumentar o tráfego do site e atrair mais clientes em potencial, a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é uma maneira importante de atingir esse objetivo. Mas em uma era de sobrecarga de conteúdo, como você pode realmente se destacar da concorrência?
Aqui vão 5 dicas para você sair na frente, e aumentar o tráfego do seu site apenas aplicando práticas SEO.
1. Desenvolva conteúdo com base na pesquisa de palavras-chave
Palavra-chave é aquilo que as pessoas digitam em buscadores, como o Google, para encontrar algum resultado.
Também chamadas de keywords, elas são o instrumento usado para tirar alguma dúvida ou saber mais sobre algum assunto. As palavras-chave podem ser formadas desde uma única palavra a até uma frase longa!
À medida que você desenvolve sua estratégia de SEO de conteúdo, ferramentas de SEO como Semrush, Surfer SEO e Ahrefs podem ajudá-lo a se concentrar em quais devem ser suas palavras-chave de destino ideais. Seu planejador de palavras-chave foi projetado para ajudá-lo a alinhar seu conteúdo com o que os pesquisadores estão procurando. Cada parte do conteúdo que você cria deve se esforçar para corresponder à intenção de pesquisa o mais próximo possível.
2. Use títulos eficazes
Bons títulos são uma parte fundamental das melhores práticas de SEO e devem estar entre as primeiras coisas que você considera ao criar conteúdo. Se suas páginas da web forem indexadas por mecanismos de pesquisa e acabarem no ranking, mas não receberem cliques, o Google as substituirá nos resultados da pesquisa por artigos que forem clicados.
O que um bom título precisa ter:
- Colocar a palavra-chave;
- Convencer os usuários a clicar com uma Call to Action;
- Respeitar o limite de 60 caracteres, pois caso contrário, aqueles três pontinhos aparecerão e cortarão seu título no Google.
Veja um exemplo de um bom título que possui as características acima:
Saiba Como o Marketing Digital Pode Ajudar a Sua Empresa
- Palavra-chave: marketing digital
- Call to Action: saiba
- Caracteres: 56
3. Escreva meta descrições fortes
Uma meta descrição é na verdade um resumo do que um visitante encontrará quando visitar um determinado site.
A meta descrição não é considerada um fator de ranqueamento pelo Google, mas interfere diretamente nos seus esforços de SEO. Afinal, nem tudo é analisado por bots e algoritmos, e a experiência do usuário ao realizar uma pesquisa também precisa ser considerada.
As meta descrições precisam ser consideradas o último detalhe nos esforços eficazes de SEO. Embora não afete diretamente onde sua página aparece na pesquisa, pode ser diretamente responsável por convencer os usuários de seus cliques em seu site e seu tempo. Um dos principais desafios das meta descrições é simplesmente resumir, com qualidade, o que você encontrará em sua página em um espaço tão pequeno. O Google leva em média cerca de 160 caracteres para preencher corretamente o espaço, no entanto, é importante não produzir descrições muito curtas que não pareçam completas.
4. Otimize todas as imagens
Você quer que suas páginas carreguem o mais rápido possível, então otimize suas imagens para manter o tamanho do arquivo o menor possível.
Use o Google Lighthouse para inspecionar seu site e descobrir quais imagens estão deixando você mais lento. Serviços de otimização como Bulk Resize Photos e Ezgif podem ajudá-lo a reduzir o tamanho de seus arquivos de mídia, mas a maioria dos CMS também oferece alguns recursos de otimização que permitem editar diretamente em sua postagem.
A maneira mais fácil de evitar ter que reduzir o tamanho de muitas imagens posteriormente é projetar suas imagens para que tenham a melhor aparência no menor tamanho possível, o que é uma prática recomendada.
Portanto, faça o possível para limitar o tamanho do arquivo de suas imagens e crie um texto alternativo forte (texto que descreve o que é a foto, caso a foto não seja renderizada) para que o meio visual escolhido suporte sua força geral de SEO.
5. Inclua vários links internos
Links internos são links de uma página do seu site para outra. Links externos, por outro lado, são links para páginas em outro domínio.
Links internos ajudam SEO? A resposta curta é “sim”.
No entanto, se você deseja ter um impacto real em seu SEO a partir de links internos, precisa se aprofundar para entender por que isso é importante.
Podemos dividir os benefícios dos links internos em três pontos principais:
1. Os links internos ajudam os mecanismos de pesquisa a entender a estrutura do seu site;
2. Autoridade de Entrega de Links Internos;
3. Os links internos ajudam os usuários a navegar entre as páginas relacionadas.
O Google não diz quantos links externos ou internos incluir, mas como regra geral, depende do tamanho do seu conteúdo. O mais importante é garantir que todos os seus links internos sejam relevantes.
A ATA oferece uma série de soluções em SEO e está à disposição para tirar dúvidas e aplicar todas essas práticas no seu site.
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