New Retail: o novo varejo e seus desafios

O conceito de New Retail, desenvolvido recentemente na China, gerou uma nova direção nas tendências e no futuro do varejo de todos os segmentos.

Um conceito criado por Jack Ma, Fundador e CEO do Alibaba.com, a ideia do New Retail é traçar um novo cenário para o futuro do varejo.

Aqui no Brasil o conceito é conhecido por “Novo varejo”, que é sua tradução literal. Nesse modelo o consumidor passa a ser o centro do negócio.

O New Retail tem ganhado espaço no nosso país, trazendo novos desafios e despertando interesse dos varejistas.

Essa implementação do mundo digital, já acontecia vagarosamente para inúmeros varejistas do país, mas com o impacto da pandemia, esse assunto se tornou prioridade para aqueles que precisam de um gás a mais para sobreviver no setor, pois houve a necessidade de aceleração na forma de realizar processos digitalizados, buscando cada vez mais integração entre os canais offline e online.

Alguns lojistas já executavam suas vendas dessa forma, principalmente os e-commerce ou lojas com modelo híbrido de atuação, além dos aplicativos de entrega de refeições, farmácias e mercados, mas agora, tem se difundido por diversas outras áreas, pois, as marcas que não possuíam uma presença no espaço digital, precisaram correr contra o tempo para se adaptarem ao novo modelo de negócio. Sem dúvida alguma, o profissional que preferiu por não se modernizar digitalmente, está, definitivamente, tendo maiores prejuízos.

Conheça as novidades e os desafios que New Retail trouxe para o mundo.

– Pagamento Mobile e Fintechs

Este ponto é o grande diferencial para o sucesso do New Retail. Na China o QRCode é tão predominante a ponto de cartões de crédito serem vistos quase como “objetos não identificados”.

A possibilidade de pagamentos feitos por dispositivos móveis, como os smartphones e smartwatches, vai simplificar cada vez mais o processo de compra e revolucionar o comércio.

– Uso de Dados

É impensável tomar alguma decisão estratégica atualmente sem utilizar dados para embasar suas escolhas.

No e-commerce, por exemplo, praticamente todos os passos do consumidor podem ser monitorados e transformados em informações e dados sobre comportamento desse consumidor. No varejo tradicional, por meio de tecnologias já disponíveis, a jornada do cliente também pode continuar a ser monitorada para que o objetivo central seja cumprido – entregar experiência com conveniência ao consumidor, seja por qual canal ele escolher.

– Digitalização da loja

Neste caso não se trata simplesmente de criar um e-commerce e colocar sua empresa para atuar no canal online. A digitalização da loja consiste em desconstruir o modelo atual, principalmente tornando o ambiente físico em um local sem atrito, fácil, inteligente, conveniente e com experiência elevada.

Sabemos que ainda existem inúmeros e diferentes caminhos a seguir para a implantação massiva do New Retail no Brasil e no restante do mundo, mas que, certamente, essa é uma tendência que chegou para ficar e que crescerá muito no país, levando uma experiência mais completa e personalizada para cada cliente e consumidor.

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