Big Data: Entenda a importância da análise de dados para o marketing

Big Data ATA Hub

A cada dia, mais empresas entendem o porquê da importância do Big Data e passam a desenvolver estratégias que englobem mais análises de dados e insights.

Tem dúvidas sobre o Big Data? Fica tranquilo, a ATA explica.

O que é Big Data?

Big Data é o conjunto de informações presentes nos bancos de dados de servidores e empresas, podendo ser acessado e possuindo interligações.

O Youtube é um exemplo de Big Data, pois, disponibiliza variados vídeos presentes em um banco de dados, acessível para os usuários. Outro exemplo é a Wikipedia, com textos disponíveis em banco de dados para consulta online.

Porém, o Big Data não se resume apenas a banco de dados e informações online, é todo e qualquer dado que pode ser coletado sobre uma empresa ou assunto. Uma coleção de informações de fontes tradicionais e digitais, no ambiente interno e externo da empresa, podendo representar uma fonte de descobertas e análises contínuas.

Mesmo com o grande acúmulo de dados online, a ATA Hub sabe que informações de compra e venda, registros financeiros e canais de interações não digitais, não devem ser deixados de lado. Uma vez que pode ser uma fonte de dados para ajudar a empresa a crescer.

Os 5 V’s do Big Data

É possível dividir o Big Data em 5 V’s, formando uma base para a implementação da ideia em qualquer empresa.

São eles: Volume, Velocidade, Variedade, Variabilidade e Vínculo.

Volume

O ponto inicial para entender o Banco de Dados. Englobando acompanhamento de leads e clientes, redes sociais, interações em sites e blogs, histórico de compra, cliques e muito mais.

O volume de informações influencia em dois pontos principais, armazenamento e análise.
Uma vez que o Armazenamento ficou mais fácil, é possível disponibilizar o banco de dados na nuvem e comprimir arquivos. O que torna a análise mais simples, perante o uso de ferramentas próprias para o Big Data.

Velocidade

Dados podem ser transferidos, armazenados e baixados em velocidades altíssimas. Não pela velocidade da sua conexão com a internet, mas por como o conteúdo é trabalhado, atualizado e expandido de forma rápida.

Variedade

Os dados podem aparecer em diversas formas, cores e tamanhos. Podendo estar como planilhas, dados estruturados ou documentos de texto, vídeos e imagens. Desta forma, é necessário entender cada variedade existente e como analisá-las e armazená-las.

Variabilidade

A velocidade e variedade dos dados mudam e não são, necessariamente, mudanças consistentes. A variabilidade, também, pode ser aplicada a dados diários, sazonais e relativos a eventos específicos. Gerando um alto volume de informações, além de trazer desafios no gerenciamento.

Vínculo

Para evitar a perda de controle, é necessário conectar e correlacionar os elementos, criar e ligações múltiplas para os dados, criando vínculos entre eles.

Big Data e o Marketing

O marketing pode colher benefícios do Big Data tanto quanto qualquer outro setor, talvez até mais.

As equipes de marketing mais eficientes são aqueles que colhem as informações através de leads, comportamento dos usuários, experiências da equipe e as transformam em ações que ajudam a alcançar os resultados.

A ATA Hub separou 5 tópicos do marketing que pode se beneficiar com o Big Data.

1 – Interpretação de dados

As empresas que tomam decisões a partir de dados são mais realizadas, uma vez que, as medidas são tomadas após uma análise de dados e relatos que maximizam a sua eficiência. A ATA Hub sabe que uma decisão tem mais chances de trazer os resultados esperados, quando é baseada em dados que comprovam sua eficiência.

O Big Data é um ponto importante da tomada de decisão, mas muitas empresas têm dificuldades em interpretar os dados e poucas aplicam os insights obtidos pela análise. Diante disto, é necessário um profissional capacitado para interpretar as informações da forma correta e ajudar nas decisões. Assim como, as ferramentas são importantes para a interpretação.

2 – Análises de mercado

É importante entender o mercado, pois, não é possível adivinhar o que seu público deseja, o que torna o Big Data um poderoso aliado.

O público, por exemplo, é indispensável em qualquer estratégia de marketing digital de qualidade. Para criar boas personas é necessário ter informações sobre seus gostos, onde estão e o conteúdo desejado.

As Análise descritivas de eventos, correlações e ideias a partir de dados, são fontes de conhecimento fornecidas pelo Big Data, para sua estratégia de marketing.

3 – Experiência de compra

Analisar os dados da tomada de decisão de compra ajuda o seu negócio a encontrar os melhores meios de distribuição para os produtos, técnicas de PVD e entregar a experiência desejada.

É preciso de conhecimento estratégico para atender as necessidades da sua persona, ainda mais em mercados multiníveis, onde a demanda por personalização é grande.

4 – Aumento das fontes de dados

Cada vez mais fontes fornecem informações relevantes para empresas.

Diversos aplicativos fornecem dados diariamente, como, Twitter, Facebook, Instagram, dentre outros. Fazendo com que, todas as fontes de informação auxiliem sua empresa a tomar as melhores decisões, encontrar as melhores soluções para seus clientes e impulsionar vendas.

5 – Automação de marketing

As automações de marketing, além de serem indispensáveis para o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing, também são fontes de dados preciosos e que trazem análises interessantes. Enquanto as plataformas de automação armazenam informações sobre o usuário, comportamento, métricas de campanhas e ações.

O Big data busca transformar os dados coletados diariamente pelas empresas, em oportunidades de negócio. Com tanto conteúdo disponível, tanto de clientes quanto visitantes, não podemos deixar de aproveitar as chances.

A possibilidade de analisar mais, abriu as portas do mercado para profissionais analíticos, que entendam o segmento do negócio e como aplicar o que foi analisado na empresa.

Algumas ferramentas, utilizadas pela ATA Hub, como, Google Analytics, gerenciador de redes sociais, email marketing e automação de marketing podem trazer insights poderosos.

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Por Augusto Valle

 

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