Termo concretizado por Sean Ellis, CEO da GrowthHackers e fundador da Qualaroo, segundo ele, é o marketing orientado a experimentos. Seu objetivo é descobrir oportunidades buscando resultados velozes para o crescimento da empresa.
Hoje em dia as empresas tem como foco o crescimento, especialmente as que entraram no mercado a pouco tempo. O Growth Hacking serve para alavancar o crescimento rápido.
A ATA Hub sabe que o Growth Hacking é uma nova forma de pensar o Marketing Digital, encaminhando as marcas para seus objetivos, de forma fugaz e com a menor utilização dos recursos possíveis.
Quer saber mais sobre a expressão que tanto é falada? Continue conosco até o final.
O que é Growth Hacking?
É uma nova forma de de alinhar as estratégias, tendo em vista o crescimento significativo e acelerado a partir da análise de seus pontos críticos, apontados pelos KPIs, Indicadores Chave de Performance. Desta forma, sendo uma maneira de trabalhar o desenvolvimento do seu negócio, tendo sua base na construção empírica de melhores práticas a partir de hipóteses e experimentos.
Diante uma linha de raciocínio, é simples:
1 – Focar a estratégia no principal problema
2 – Pensarem melhoria e priorizar as melhores idéias
3 – Testar a nova ideia e implementá-la
4 – Aprender com o sucesso e a falha
5 – Gerar novos testes, tendo em vista o aprendizado
A linha de raciocínio é simples, mas a dificuldade está na disciplina e execução.
Seu diferencial está na preocupação em fazer tudo da forma mais rápida e com o menor custo. O Growth Hacking busca descobrir como a empresa pode crescer com agilidade e economia.
Diante disso, é necessário investir em ferramentas que possibilitem a realização dos experimentos e automações, além de montar times que estejam aptos a encontrar as melhores soluções.
O que você precisa para fazer Growth Hacking? A ATA Hub explica suas partes fundamentais:
– Objetivo: definir de forma clara qual é o objetivo do Growth Hacking.
– Hipótese: criar e analisar hipóteses a partir do know-how e conhecimento profissional.
– Experimentos: realizar teste para a comprovação da eficiência da hipótese.
– Ferramentas: utilizar ferramentas de testes, analytics e automação.
Como aplicar o Growth Hacking?
Growth Hacking é um processo. Não adianta fazer experimentos sem método e aplicar técnicas sem um propósito.
A ATA Hub analisa os seus 6 passos principais:
Defina o problema a ser resolvido
Muitas empresas não sabem por onde começar. Por isso, analise o problema mais importante a ser resolvido e foque nele.
Geração de idéias
Levantar ideias de experimentos é algo complexo e variável. Pois, encontrar oportunidades pode ser fácil, mas antes é importante levantar a métrica do negócio que será impactada.
Com o foco definido, o próximo passo é fazer um brainstorming com a equipe para levantar as ideias de melhorias, sempre pensando nas métricas e foco dos experimentos.
Modelagem
Uma boa modelagem tem os seguintes elementos:
1 – Hipótese
Relacionar a mudança a ser feita e seu impacto nos resultados, baseando-se em histórico ou estimativa. Mesmo sem muita certeza, o importante é colocar um número e correr atrás.
2 – Métricas
É necessário analisar as métricas para provar sua hipótese.
3 – Pessoas envolvidas
Quem participa do experimento de alguma forma. É importante quando o time passa a ser maior executando os experimentos.
4 – Ferramentas envolvidas
Os recursos necessários, uma vez que é possível a implementação ou compra de um produto/software.
5 – Workflow
Lista de atividades a serem executadas para realizar o experimento. Experimentos que podem ser complexos, possuir vários passos e pequenos ajustes.
6 – Acompanhamento
Definir como será o acompanhamento dos resultados do experimento. Metodologia, equipes, frequência, etc.
Experimentos
Aqui, alguns pontos se tornam fundamentais:
Priorize as idéias: Busque um equilíbrio entre praticidade e impacto do experimento.
Analise as ferramentas e prepare o terreno: ferramentas ajudam na economia do tempo e autonomia das equipes. O preparo do terreno pode minimizar o tempo e maximizar a produtividade.
Efetive testes A/B: realize testes relevantes e bem pensados e faça isso da melhor forma possível. Testes inconclusivos atrasam o processo.
Análise de Resultados
Momento para definir as afirmações do teste perante a hipótese. Perante isso, a imparcialidade é muito importante e lembre-se, o objetivo é aprendizado.
Mais de 50 % dos experimentos dão errado, tornando imprescindível a documentação para estudo e evitar erros posteriores. Use esse aprendizado para trazer novas ideias e traga novas insights para os próximos experimentos.
Próximos passos
Nesta etapa há dois caminhos:
– Renovar o ciclo de experimentação, caso a hipótese não for confirmada.
– Planejar as ações para escalar o experimento, se confirmada.
Para um resultado mais preciso a ATA Hub aplica seus testes em apenas uma página ou em volume de tráfego menor, uma vez que facilita entender se será um teste positivo e não acarretará prejuízos.
Pronto para alavancar o crescimento da sua empresa?
Agora que você já sabe o que é Growth Hacking, lembre-se de que não é um truque de mágica. Está ligado ao trabalho de especialistas curiosos, criativos e analíticos, que busca oportunidades imperceptíveis para acelerar o crescimento das empresas.
O Growth Hacking se preocupa com o alcance dos objetivos da maneira mais rápida possível. Assim, utilizando experimentos para validar as idéias escaláveis, repetíveis e sustentáveis para o negócio.
A ATA Hub tem a solução para alavancar o crescimento da sua empresa.
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Por Augusto Valle