Buzz Marketing, o barulhinho que faltava para sua marca!

 

Hoje em dia, as marcas desejam estar na boca do povo, comentada e notada, porém, o buzz marketing encontra muitas dificuldades em ser implantada atualmente em atingir o público que está cada vez mais habituado a a propaganda moderna e as tecnologias, deixando o público mais comunicativo e participativo, mudando o comportamento do consumidor, mas se você deseja alcançar uma publicidade voluntária, sem alto custo, o buzz marketing é o ideal.

 

 

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam atentas com o que as pessoas estão falando sobre sua marca, produtos ou serviços. Mais do que isso, as marcas devem estimular esse tipo de “cochicho” entre as pessoas, ou seja, as empresas devem fornecer algum material para acontecer o engajamento sobre a marca, abrindo margem para que as pessoas compartilhem, aumentando o “zum zum zum” a medida que aumenta o número de pessoas comentando sobre aquele determinado assunto.

 

Esse tipo de ferramenta que o buzz marketing oferece, estimula o diálogo do consumidor sobre algum serviço, produto ou marca, podendo ser feito através de uma campanha publicitária, de um evento externo o ou de uma atividade que gera publicidade, emoção e informação para o consumidor.

 

Existem alguns gatilhos que podem ser utilizados como:

 

  •         Tabu

O botão de tabu é ativado quando a marca aborda assuntos polêmicos, controversos e “proibidos”.

O conceito de proibido não diz respeito a algo ilegal, e sim a assuntos que geram debates e que as pessoas possam escolher “um lado”, um exemplo, é a campanha da Sandy para a Devassa.

 

  •         Incomum

O incomum está relacionado com alguma coisa que as pessoas não estão acostumadas, fogem dos padrões que são considerados normais e tradicionais.

As empresas podem apostar em lançar produtos e serviços como uma novidade no mercado e algo nunca visto na indústria.

  •         Extraordinário

Esse botão é ativado quando vimos algo incrível e fantástico. Quando um produto supera as expectativas dos clientes, deixando-os satisfeitos.

 

  •         Chocante

O chocante está entre as técnicas mais utilizadas pelos profissionais de marketing.

Sabemos que toda novidade, notícia e assunto chocante, gera discussões e comentários por todas as partes.

 

  •         Hilário

Todos nós gostamos que nos façam rir e o botão do hilário é justamente para isso.

Ele procurar atrair a nossa atenção de maneira criativa e engraçada. Quando esse conteúdo desperta esse tipo de reação, automaticamente, tem grandes chances de comentarmos sobre ele com outra pessoa.

 

  •         Segredo

O ser humano é naturalmente curioso e o botão do segredo serve para criar cada vez mais interesse por um determinado assunto.

Ele consiste em soltar pistas e dicas sobre algum assunto, revelando as informações gradualmente.

 

 

Todos esses gatilhos são focados em gerar engajamento, em dar um motivo para que as pessoas falem sobre seus produtos e serviços e incentivar o início desse tipo de conversa. Compartilhar experiências e reforçar o nome da marca através das redes sociais, em rodas de conversas, aplicativos de mensagens, etc.

 

Quando essa campanha é bem realizada, os consumidores tendem a se fidelizar com as marcas, se tornando um certo “advogado” da marca, defendendo e indicando para parentes, amigos e colegas de trabalho, afinal, de certo modo, esses consumidores se sentirão mais próximos da marca.

  

O consumidor é bombardeado por mensagens publicitárias constantemente durante todo o dia e, para lidar com esta exposição, o consumidor filtra algumas mensagens e ignora outras. Ele está, cada vez mais, céticos com a publicidade.

 

Portanto, os profissionais de marketing devem ter em mente que o processo de aquisição de novos produtos possui diversos fatores que influenciam a tomada de decisão final, além do preço. Alguns deles são os conselhos e opiniões dados por terceiros. E é justamente neste ponto que o Buzz Marketing atua.

 

Portanto, o Buzz Marketing se tornou característico pelo modo leve como é aplicado e uma importante ferramenta de marketing, pois antigamente a disseminação de ideias acontecia por um acaso e de forma local. Hoje é possível criar e potencializar esse tipo de ação de marketing e a sua marca pode alcançar ainda mais pessoas!

Compartilhe:

Solicite uma
apresentação