O que é Referral Marketing e como ele pode ajudar a sua marca a se destacar

O conhecimento popular não mente. A propaganda boca a boca é sim eficiente e pode funcionar muito bem para a sua marca. Isso porque as pessoas confiam nas indicações de outras pessoas que elas já conhecem. O marketing deve estar atento para a potencialidade que existe nas relações interpessoais. Uma empresa sozinha pode sim ter um bom alcance entre muitos usuários nas redes sociais ou potenciais compradores nas ruas. Mas, imagina se cada pessoa, depois de consumir o seu produto repassasse para outras a satisfação de ter consumido a marca. 

 

O Referreal Marketing tem isso em vista. Transformar clientes satisfeitos em vendedores engajados em divulgar o produto. 

 

Quando um cliente gosta do que consome é bem provável que ele vá indicar o produto para amigos, familiares e conhecidos. Essa é uma rede orgânica de referências que vai se formando. Se todos ou grande parte desses indivíduos se interessarem por esta marca a partir de apenas uma pessoa é possível formar uma comunidade de consumidores. Dentre esse grupo outros podem se tornar divulgadores do produto. 

 

Mas não dá para contar que essa rede vá ser formada naturalmente. Existem estratégias para que sua empresa consiga mobilizar pessoas em prol desse objetivo.

 

Como usar o Referral Marketing?

Uma das estratégias para aplicar o Referral Marketing é produzir uma plataforma de seleção de possíveis divulgadores da marca. Ao disponibilizar um site para que as pessoas possam se inscrever é importante que as pessoas possam apresentar dados pessoais, como nome, idade e onde mora para que o perfil comece a ser desenhado. Os indivíduos também devem ter um espaço para detalhar quais são suas preferências, afinidades e quais as conexões dela com o perfil. 

 

Esses perfis devem ser selecionados de acordo com a compatibilidade com a plataforma. As pessoas podem ser desafiadas a cumprir metas que as coloque em posição de divulgadores do produto. A partir desses dispositivos essas pessoas selecionadas passam a receber o produto para o divulgar com postagens nas redes sociais.

 

Formando um Funil em Espiral

O Referral Marketing faz com que o já conhecido funil em espiral se torne uma realidade. O funil em espiral é o dispositivo em que o cliente que já consumiu determinado produto recomende a outras pessoas a experiência. 

 

Dessa forma, cada cliente se torna um vendedor não oficial. A marca só tem a ganhar com esse processo, já que além de estar sendo divulgada, garante que mais clientes se engajem em um produto e passem a consumi-lo. 

 

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