Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a ATA traz uma importante reflexão sobre equidade de gênero e sobre o atual cenário do empreendedorismo feminino
Hoje, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que celebra o papel feminino e a importância da diversidade e inclusão de mulheres na sociedade. Para celebrar a data, a ATA trouxe para a pauta uma discussão sobre a importância do protagonismo feminino nas organizações e a relevância do empreendedorismo feminino e da equidade de gênero em empresas.
Desigualdade salarial
Mulheres recebem 79,5% do total da remuneração de um homem, mas esse cenário é ainda mais injusto quando o valor pago pela mesma posição e função é diferente.
Mesmo ocupando os mesmos cargos e realizando tarefas iguais às dos homens, as mulheres chegam a ganhar até 34% menos do que eles. Em funções como gerente e diretor, essa diferença é de 24%.
De acordo com o IBGE, as mulheres recebiam, em 2018, 79,5% do total do salário de um homem, tendo uma carga horária semanal de apenas 4,8 horas menor. Isso sem contar os afazeres domésticos, que, apesar da modernidade, a jornada dupla fica, em sua maior parte, para a profissão não remunerada dona de casa.
O Empreendedorismo Feminino e liderança feminina
No Brasil, são 30 milhões de mulheres empreendedoras, quase metade dos empreendedores do país, segundo o Global Entrepreneurship Monitor. Só em 2020, esse número cresceu 40%, de acordo com a Rede Mulher Empreendedora, também impulsionado pela necessidade gerada pela pandemia de Covid-19.
No ecossistema de startups no país, porém, as mulheres ainda são minoria na liderança. Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), apenas 15,7% das startups nacionais têm à frente uma mulher.
ATA HUB e suas parceiras mulheres
Conheça agora o time de mulheres ATA: mulheres incríveis e talentosas!
Na ATA acreditamos na diversidade de gênero para compor nossa equipe. Porém, para celebrar a data de hoje, vamos apresentar as mulheres que compõem nosso time e estão à frente de suas respectivas áreas.
E nada melhor do que elas mesmas se apresentarem, do jeito que quererem ser vistas, conhecidas e reconhecidas.
Andressa Molinari
Empreendedora nata, sou formada em Publicidade e em Produção Multimídia, pós graduação em marketign digital pela FGV e Business MBA – FDC. Iniciei minha carreira com 18 anos sendo fundadora de um portal digital de comunicação chamado Vitrine Pampulha, após aos 20 embarquei em uma jornada na multinacional rede de televisão MTV seguindo o ritmo acelerado, e querendo empreender em um mercado que cresce cada vez mais, abri a ATA Comunicação atual ATA HUB, e fundei a Wicar Estética Automotiva startu que atua nacionalmente, já passei por programas de aceleração como SEED (Seed – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) e Google For startups. Nas horas vagas amo pedalar e curtir a vida no esquema work hard play hard!
Vanessa Cordoval
Sou formada em Marketing, e decidi empreender em 2016, quando estava grávida da minha segunda filha, Helena. A maternidade deixou evidente o quanto eu queria trabalhar com liberdade e cuidar dos meus filhos de pertinho. Sou apaixonada pelo que faço, e me sinto honrada em ter a oportunidade de educar meus filhos enquanto prospero no trabalho. Trabalhar com marketing digital expandiu não só meus horizontes, mas também os relacionamentos e parcerias que aconteceram nessa caminhada. Sigo feliz e plena. Essa sou eu!
Renata Ribeiro
Tenho formação em Design Gráfico e em Marketing e pós graduação em Gestão Estratégica. Minha história profissional está intimamente ligada em empreender, pois desde o início da minha carreira profissional entendi a necessidade de pensar por mim e trilhar meu caminho sem os velhos moldes do trabalho convencional que me foram apresentados aos meus 20 e poucos anos. Ter a oportunidade de trabalhar como autônoma e empreendedora e na área de Marketing e da Comunicação que eu escolhi é um privilégio. Sigo buscando trabalhar do jeito que acredito e para seguir em frente, eu busco forças no aprendizado contínuo e encontro em parcerias certeiras e no feedback de clientes satisfeitos motivos para continuar.
Aqui na ATA quebramos paradigmas e mostramos que mulheres são uma força criadora, capazes de gerenciar e ampliar o próprio negócio através de estratégias de Marketing Digital e gestão.
Gostou do artigo? Curta, comente, compartilhe, salve para ver depois e, o melhor, entre em contato com a ATA para desenvolvermos as melhores soluções em comunicação e marketing para sua empresa.
Compartilhe!