Account Based Marketing e Inbound Marketing: você qual é a diferença?

Conheça os conceitos e as diferenças dessas duas estratégias de marketing capazes de estruturar os leads do seu negócio

As estratégias de Inbound Marketing e de Account Based Marketing (ABM) apesar de ser parecidas, possuem diferenças marcantes. Apesar de ambas as estratégias apostarem na criação de conteúdo de valor para as marcas com o propósito de angariar novos clientes, a atração de leads de forma ampla ou específica é uma das principais diferenças entre as ferramentas

Enquanto o Account Based Marketing foca em clientes com alto potencial e escolhidos a dedo, o Inbound Marketing aposta em uma forma mais ampla de trazer esses leads para dentro do funil de vendas, mesmo que eles não sejam considerados qualificados.

Nesse artigo, vamos nos aprofundar nos conceitos para que essas diferenças pontuais fiquem mais claras. Acompanhe o texto até o final e boa leitura!

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de Marketing Digital, as quais englobam Marketing de Conteúdo, SEO e redes sociais. Essas estratégias são desenvolvidas através da criação e compartilhamento de conteúdos ricos e relevantes, voltados para um público-alvo específico e particular, nesse caso definido como persona.

Com o uso da metodologia de Inbound Marketing é possível promover a captação de leads para, através do conteúdo, qualificá-los para marketing (conversão em marketing-qualified leads, MQLs) e para vendas (conversão em sales-qualified leads, SQLs). Esse percurso normalmente é ilustrado pelo funil de vendas, que segmenta e filtra as oportunidades a partir da ampla geração de demanda.

O que é Account-Based Marketing (ABM)?

ABM concept illustration. Account based marketing. Idea of business, strategy and finances.

Como o próprio nome sugere e descreve, essa estratégia tem o foco voltado para algumas contas pré-definidas, aquelas com maior potencial de venda.

Assim sendo, o Account-Based Marketing (ABM) é uma ferramenta indicada para organizações B2B, já que essa estratégica é focada em um número restrito e limitado de contas-alvo. Ou seja, ao invés de nutrir e alcançar uma grande quantidade de potenciais clientes, o trabalho é totalmente voltado e focado para aqueles leads restritos e com maior probabilidade de chegar ao final da jornada de compra.

Inbound Marketing e ABM: principal diferença

Ao ser implementada uma estratégia de ABM, já é necessário estar ciente quais são as contas-alvo que se pretende atingir e todos os esforços são direcionados no sentido de ganhar essas contas. No caso do inbound marketing, não se sabe exatamente que prospects a estratégica irá impactar na fase de atração, embora todas as ações sejam destinadas às buyer personas, que são as pessoas que tenham o perfil de cliente ideal para o seu negócio).

A ATA HUB possui um time multidisciplinar e qualificado para definir e estruturar a melhor estratégia para o seu negócio.

Temos excelentes feedbacks e resultados de clientes que tiveram um melhor funcionamento do funil de vendas e, como consequência, o aumento nas vendas e no faturamento com o uso adequado e estratégico dessas ferramentas de marketing.

Aqui na ATA desenvolvemos estratégias on e off com o intuito de atingir os objetivos de marketing da sua empresa, atrair novos clientes, iniciar um relacionamento com seu público e fortalecer a identidade da sua marca.

Pense nisso e cresça o seu negócio com a ATA HUB.

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