A ideia do Golden Circle, ou Círculo Dourado, teve início com o inglês Simon Sinek e ganhou notoriedade em seu livro “Stars With Why”, no Brasil sendo intitulado de Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação.
Desta forma, muitos profissionais de marketing digital e tradicional começaram a utilizar a metodologia e suas estratégias, para analisar as campanhas concorrentes e as suas próprias.
Neste artigo, a ATA Hub explica o que é o Círculo Dourado e sua aplicação.
O que é o Golden Circle?
O Círculo Dourado é um gráfico em formato de alvo, que indica, do centro para fora o porquê, como e o quê.
O conceito do Golden Circle, aborda o que empresas e líderes devem pensar, agir e comunicar de dentro para fora, partindo do centro do círculo para as extremidades.
1 – Porquê criar uma empresa? Qual o seu propósito?
2 – Como fazer isso
3 – O que criar a partir da ideia?
Só assim as marcas conseguirão se destacar da concorrência e atrair os consumidores, realmente, interessados no propósito.
Diante da teoria, todas as pessoas sabem o quê fazem, algumas sabem como, mas um pequeno número sabe o porquê.
Qual a importância do Círculo Dourado?
O Golden Circle é um método útil, pois, ajuda os empreendedores a desenvolverem seus negócios de impacto com um propósito. Fazendo com que o público se identifique com a marca, tome a decisão de compra da mesma devido a sua razão de existência, empatia e engajamento.
Assim, criando laços com as pessoas e se tornando um líder capaz de engajar. O que impacta diretamente na influência da empresa.
Mais do que oferecer um produto ou serviço, a empresa deve oferecer uma causa para o público alvo se relacionar. Fidelizando os clientes ao entregar valor e tornar possível a venda, para aqueles que acreditam na sua missão, mesmo que o interesse no produto seja baixo. Além de facilitar a comunicação interna e formação de equipes.
A aplicação do Círculo Dourado ajuda a desenvolver a comunicação com colaboradores e fornecedores, engajar clientes, inspirar pessoas, melhorar a imagem da empresa e se destacar perante a concorrência. Desta forma, começando a pensar e agir a partir do seu propósito, exercendo uma comunicação mais eficaz e tendo em mente que o produto resulta do plano de ação elaborado.
Como aplicar o Golden Circle?
Para aplicar o Círculo dourado, a ATA Hub traz um passo a passo simples com três etapas, cada uma representando um ponto do círculo.
Por quê?
O primeiro passo é pensar no motivo por trás do seu empreendimento, o porquê dele existir. É o momento de encontrar a causa que estará no DNA da empresa.
Quanto mais bem definido o propósito e o porquê da existência, melhor. Sendo aquilo que a diferencia dos concorrentes, algo que apenas a marca será capaz de entregar ao consumidor.
Como?
Esta pergunta define o caminho a ser trilhado, para que a empresa possa cumprir seu propósito e conquistar seus objetivos. Neste momento, é importante traçar todo o planejamento estratégico, o plano de ação que permitirá chegar ao patamar desejado.
Consistindo nos processos e métodos que irão ser empregados no negócio, sendo necessário a conformidade entre as ações planejadas, propósito, valores e missão. Pois, de nada adianta uma causa e a busca por um impacto positivo, se os valores não são colocados em prática.
O quê?
É a extremidade do Golden Circle. Questionada após refletir sobre o propósito e a criação do planejamento estratégico para focar no resultado, o produto ou serviço ofertado para o consumidor.
A importância do Círculo Dourado neste estágio, se deve pela grande competitividade do mercado, uma vez que a inovação está presente a cada instante. Os produtos e serviços são vendidos por marcas diferentes, e se diferenciar da concorrência tem sido algo cada vez mais desafiador.
Contudo, o método Golden Circle ajuda a sua marca a entender como definir um propósito que irá inspirar e motivar as pessoas na tomada de decisão, além de construir um relacionamento com elas, baseado nas causas em comum e não apenas nos produtos. Sendo uma excelente estratégia para quem deseja desenvolver um novo projeto ou inovar perante o mercado.
Uma empresa com um propósito bem definido, se encontra à frente dos concorrentes.
A ATA Hub tem conhecimento do método do Círculo Dourado, e o utiliza para gerar um relação forte e duradoura entre seus parceiros e os clientes.
Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe. E o melhor entre em contato para implementar o excelente método na sua empresa.
Por Augusto Valle