A cada ano que passa, novas tendências do marketing digital aparecem e são utilizadas nas estratégias de marketing de agências e empresas. O que traz a necessidade de de conhecimento de tendências e novas tecnologias para elaborar um bom planejamento.
A ATA Hub sabe que mesmo estando no final de 2020 algumas empresas ainda não se prepararam para os obstáculos do próximo ano. Pensando nisso, listamos algumas tendências de marketing digital para incluir no seu planejamento. Confira!
Não temos dúvidas de que 2021 será uma ano focado no marketing digital, o que é uma tendência global. O que faz com que a tecnologia e a interação pela internet ganhe cada vez mais espaço nas empresas. Assim, a ATA separou algumas ideias para te ajudar a pensar no planejamento estratégico de marketing digital.
Big Data
O Big Data é uma ferramenta de captação, análise e interpretação de dados que vem orientando muitas campanhas no marketing digital. Oferecer algum produto/serviço no momento certo é uma tarefa difícil, mas o Big Data pode otimizar o seu processo de vendas.
Com a ferramenta certa, é possível organizar com precisão o perfil do lead, suas expectativas, informações importantes e dados semelhantes, com o intuito de facilitar o caminho de possível cliente pelo funil de vendas.
Marketing de atração
Mantendo a relevância conquistada nesta ano, o Inbound Marketing é uma aposta certeira no planejamento estratégico de marketing digital.
Além de fortalecer a comunicação digital, ele melhora o posicionamento nos mecanismos de busca e favorece a captação de leads.
Neste sentido, podemos dizer que o marketing de atração maximizará a comunicação para conversar diretamente com o público. Fazendo com que a personalização e a troca de informações serão utilizadas na criação de materiais para blog, redes sociais e conteúdos mais trabalhados.
Prospecção Ativa
Com a facilidade ao acesso de informações e dados, o marketing direto se torna mais efetivo e personalizado, além de simplificar a geração de leads. Juntamente com a automação, que está cada vez mais presente no processo de vendas.
Inteligência artificial e o Machine Learning
Duas tecnologias que devemos considerar no planejamento estratégico de marketing digital no ano de 2021.
Sua importância é dada a sua utilização, sendo usada desde assistentes virtuais até o atendimento ao consumidor, para entregar uma experiência diferenciada.
Experiência do usuário
Por falar em experiência a UX, ou experiência do cliente, ganhou um espaço significante, devido a constante mudança dos consumidores, que hoje em dia buscam o que as marcas se preocupem com eles e com o mundo. Uma interação de parceiros ao valorizar a experiência do usuário como um todo, do layout ao atendimento.
Inside Sales
Também conhecido como pré vendas, ganhou destaque entre empresas nos últimos anos e deve continuar crescendo , principalmente no B2B. Onde, além da otimização de custos, também acelera o processo de vendas e maximiza a atuação dos profissionais, o que melhora os resultados.
Sales Engagement
É um dos recursos mais valiosos de uma organização, consistindo na análise de todos os esforços de interação entre a empresa e sua persona. Visando qualificar os processos e elaborar o planejamento para resolver os problemas de fluxo, bem como atendimento longo, gargalo de conversões, desperdício de leads, dentre outros.
O sales engagement facilita a comunicação entre o comercial e o marketing, melhorando o fluxo de informações para evitar falhas.
Como criar um planejamento estratégico digital eficiente para 2021?
Como visto, já é hora de começar a se preparar para o ano que está por vir, prevendo as falhas e estruturando todo o funcionamento da sua empresa, para antecipar os obstáculos e superá-los mais facilmente.
A ATA Hub analisa todo o seu segmento para propor o planejamento ideal para a sua marca. Entregando toda a expertise de seus especialistas para maximizar ao máximo os ganhos em 2021. Entre em contato.