[eBook] Black Friday 2020 (Estudos e insights Google)

O ano de 2020 pode se considerar caótico em vários aspectos. Por outro lado, despertou oportunidades. Foi o ano em que os brasileiros aprenderam, de fato, e quem tem condições para tal, a consumir mais o mundo virtual. Com a responsabilidade de se isolar, as pessoas tiveram que recorrer ao comércio online.

Com isso, fizemos um apanhado geral sobre como o brasileiro está reagindo com a chegada da Black Friday, em meio a pandemia. O número de vendas online aumentou? Continuou na mesma? Diminuiu? Além desse texto com muitas informações, a ATA preparou um e-book com um detalhamento maior sobre tudo que rola na Black Friday, sobretudo em período de pandemia. Acesse já!

*esse conteúdo foi desenvolvido com base em um rico material feito pelo Google

Comércio online

Como já era de se esperar, as vendas online foram impulsionadas durante o isolamento social. De acordo com o IBGE, no mês de maio, o e-commerce representou 12,6% de todo o comércio varejista. Se considerarmos os últimos 12 meses, a vendas online caem, porém continuam com um percentual relevante: 7,1%. Se formos separar por categorias, o setor “vencedor”, surpreendentemente é o de assinaturas e revistas, que aumentou 296% em relação a março/maio de 2019 e março/maio de 2020. Os dados são do Ebit Vendas.

Datas comemorativas

Durante o isolamento social, tivemos datas importantes como a Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais – as chamadas datas sazonais – passando também pela semana do consumidor, que é comemorado na semana do dia 15 de março, desde 1985. Em tais datas, tivemos um crescimento online acelerado, de 77%, 69%, 67% e 18%, respectivamente.

Papel do consumo

De acordo com o Google, os três fatores pelos quais o consumidor leva em consideração na hora da compra são: segurança, compensação e alívio, sendo motivado pelo entretenimento, indulgência e a necessidade.

A Black Fridayvem mostrando que, a pesquisa e o planejamento, levam a menos consumismo desenfreado e mais assertividade nos nossos desejos, vindo a fazer bons negócios. Com base nos dados do Ipsos Covid Survey, 52% das pessoas gastam mais tempo pesquisando sobre o produto antes de comprar. 

Novas tendências

Uma tendência apareceu no mercado com força: o live commerce. Trata-se de um formato que une transmissões ao vivo, além de entretenimento. O intuito é aumentar as vendas.

Para o comércio online, o commerce agrega valor na conexão humana, tão prejudicada por conta da pandemia, além da autenticidade que ele permite. De acordo com o eMarketer, o Social Commerce deve atingir USD 242Bi em vendas no ano de 2020.

O que esperar na Black Friday 2020?

O que se espera é um consumidor mais desafiado, mais planejado, mais cauteloso e mais online.

A temporada Black Friday 2020 chegará no momento entre pausa e recomeço das atividades, onde o que vale, de fato, a pena é mais importante do que o barato ou seguro. É um momento de experimentar novos produtos, marcas e formas de compra e pagamento. E o comércio online, certamente, será o meio cada vez mais explorado para quem quer reunir todos esses quesitos.

E aí, curtiu o conteúdo? Curta, compartilhe e não se esqueça: baixe agora o nosso ebook de estudos e insights sobre a Black Friday 2020, com rico material do Google!

Por Ycaro Rodarte

 

 

 

 

 

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