A tradução literal para moodboard é painel de humor, mas também pode ser chamada de painel de sentimentos, painel semântico ou prancha de temperamento. Mas afinal, que tipo de ferramenta é essa? Bom, o moodboard consegue transparecer a emoção que um serviço, marca ou produto quer passar de uma forma precisa e visual.
Com o moodboard você poderá visualizar suas ideias com mais clareza utilizando elementos visuais como vídeos, vetores, ilustrações, imagens ou recursos similares, para representar a essência do projeto. É como um painel de inspiração que servirá de ajuda para a definição da identidade visual que falta para transformar qualquer trabalho em algo com muito mais cuidado e esmero.
Durante um processo de criação, cada pessoa procura por um método, alguns podem fluir mais rapidamente, enquanto outros, demanda mais tempo e pesquisa, independente do tempo gasto por cada pessoa, é importante lembrar que o tempo não para e que existem prazos. O moodboard alimentam a criatividade e geram uma proposta de valor, pois é um conjunto de referências.
Comumente utilizado por publicitários, designers gráficos, profissionais da moda e da arquitetura, o moodboard pode ser utilizado por qualquer pessoa que busque algum alinhamento de pensamento e o fluxo de criatividade, pois esse quadro aguça a inspiração. Imagine, por exemplo, algum profissional que trabalhe com velas artesanais. Esse painel certamente semântico terá uma enorme riqueza de elementos, com os produtos e estímulos utilizados por essa pessoa!
O moodboard pode ser criado de diversas maneiras, como no Photoshop ou programas similares, fazendo o uso de imagens buscadas em sites de buscas;
Redes sociais e aplicativos de celular como o GoMoodboard, Canva, Niice e Pinterest.
Um quadro de fotografias e imagens já é um modelo básico e clássico de moadboard.
O moodboard tem a função de definir o estilo de um projeto, pois, quando utilizamos o termo projeto, podemos citar marcas, produtos, serviços e até mesmo, pessoas.
Esse painel de essência carrega o conceito que vai muito além, podendo abranger a essência de qualquer coisa existente no mundo. Literalmente! Pense em um produto como um pote de vidro, quadrado e no interior um líquido fosco e cheiroso. Sem essa essência estética, o desodorante não teria graça, não seria chamativo. Quando pensamos nas inúmeras marcas que existem, a necessidade de encontrar uma estética única e singular, fica ainda mais!
Existem inúmeros desodorantes. Para todos os gêneros, pessoas decididas, que praticam esportes, pais e mães de família, ousados ou tímidos. Todos esses pontos definem uma marca e aumenta o valor de entrega de qualquer produto. O moodboard auxilia a definir os tópicos para transformar um projeto em algo único, criando uma base de compreensão das cores, o direcionamento visual, os elementos gráficos e qualquer situação semelhante que ajude a definir os conceitos criativos.
Mas, quais os benefícios de um moodboard?
Bom, se você está com dificuldade em compreender o passos de um projeto, com ideias conflitantes e sentindo falta de organização das propostas, fazer o uso do moodboard para colocar as inspirações para toda a equipe, mostrando oportunidades de alterações, acrescentando o que faz sentido, podendo visualizar o resultado de uma forma mais visual, palpável e previsível e isso é ótimo para barrar conceitos que não estão de acordo com o projeto, evitando o investimento em ideias que não estão alinhadas e investindo nas oportunidades que realmente valem a pena!
Quanto mais detalhado for esse processo de criação, mais a mente criativa estará preparada para caminhar em harmonia para o objetivo, trazendo como resultado a economia de tempo, ganho de possibilidade e produtividade para a finalização de um projeto incrível e ainda mais assertivo.
Além de todas as vantagens que já falamos aqui, é muito bom deixar registrado a importância do estilo e da estética da figura a ser pensada, seja ela humana ou não, pois ter a essência é uma questão que fundamenta o destaque e certamente sobressai em meio as multidões.
Experimente utilizar essa forma de criação de conteúdo para ficar cada vez mais imerso no processo criativo! Garantimos que será um experimento muito enriquecedor para a sua vida profissional.