SMarketing: a união perfeita do marketing e das vendas para o seu negócio!

O Marketing pode ajudar as vendas e as vendas, consequentemente, podem ajudar o marketing, ambas podem existir separados, mas com uma junção de ferramentas, podem fazer com que a sua marca chegue ao SMarketing e levar a resultados ainda mais positivos! Confira esse artigo e aprenda a unir os instrumentos perfeitos para a sua empresa alavancar nas vendas!

 A palavra SMARKETING é a união das palavras SALES (vendas) e MARKETING – SalesMarketing – isto é, fazer com que as duas áreas estejam extremamente bem posicionadas para que a empresa atinja esse patamar de alinhamento, afinal, os vendedores e os profissionais do marketing tem algumas limitações em relação uns aos outros e isso se dá ao fato de, como já citamos anteriormente, uma falta de alinhamento, pois pode gerar alguns meses de metas não atingidas!

 Por isso, é de grande valor que haja um trabalho árduo em construir o SLA através das áreas!

 

O SLA, em tradução livre, significa Acordo de Nível de Serviço ou Service Level Agreement e pode ser implantado em absolutamente qualquer setor da sua empresa, contudo, o mais comum é que existe o SLA entre Vendas e Marketing.

 

O SLA entre as duas áreas que compõem o SMARKETING é fundamental, pois é, basicamente, um contrato definindo as expectativas e responsabilidades devidas para cada time, onde tudo é extremamente bem definido e desenhado, como a quantidade e a qualidade dos leads passados de uma área para a outra. A abordagem do SLA também mostra os passos dos vendedores no follow-up desses Leads, contendo ainda, as metas de todas as áreas, impossibilitando a falta de harmonia e colocando as expectativas corretamente. Mas, tem um segredo! Esse documento deve ser facilmente acessado por todos os envolvidos, pois o SLA não precisa – e nem deve – ser um segredo!

 

Essencialmente, esse documento deve mostrar o que é um MQL (Marketing Qualified Lead) e um SQL (Sales Qualified Lead), ou seja:

 

  • Quando um Lead é considerado qualificado pelo time de Marketing para ser passado para Vendas
  • e o que é preciso para Vendas aceitá-lo.

Mas, o que é necessário para implementar um SLA entre o Marketing e as Vendas?

Existem 5 passos iniciais para construir o seu documento:

 

  1. Definir o número de Leads qualificados que o Marketing vai entregar para as Vendas
  2. Definir como será a passagem do Lead para o time de Vendas
  3. Definição de quais informações do Lead o time de Marketing vai passar para Vendas
  4. Definir como será o atendimento do pessoal de Vendas
  5. O que Vendas deve fazer com o Lead

 

Atenção! É de extrema importância a realização de reuniões para o acompanhamento do trabalho, debater as dificuldades que possam aparecer e sempre que necessário, realizar a revisão do SLA. Esse tipo de ação auxilia o marketing em compreender como as Vendas lidam com os Leads e as possíveis atitudes que venham ser úteis para a melhora!

 

Todo esse processo pode parecer, a princípio, complicado, mas todos saem ganhando com o SMarketing!

A implementação de um SLA entre Vendas e Marketing, é a ponte para a chegada do SMarketing. Será uma temporada de intensas negociações e discussões dentro das devidas áreas, mas, isso é necessário em todo processo de mudança, pois apenas assim, chega-se ao equilíbrio.

Mas, pode ter certeza, que toda a empresa sairá ganhando com isso, afinal, Marketing e Vendas devidamente alinhados, resolverá futuras dores de ambas as áreas e fará com que o exista uma maior compreensão a respeito dos processos executados por todo, trabalhando com números e metas claras!

 

Tendo criado o SLA e aproximado as áreas, é necessário o uso de tecnologia e serviços especializados para o SMarketing, pois isso facilita a manutenção, com os processos nítidos e dados claros todos, evitando assim, maiores conflitos e dúvidas que possam surgir!

 

 

 

 

Toda a implementação de documentação para SLA é uma forma de auxiliar no momento de fazer uma consulta rápida e com o SMarketing, todos os times e pessoas envolvidas, integrem mais as ações!

 

Pode ter certeza, que os resultados costumam vir com um melhor funcionamento do funil, os objetivos alcançados e como consequência, o aumento na produtividade, pois, com a análise de resultado e as reuniões de revisão, fará com que a aproximação e compreensão dentre as áreas fique cada vez mais notória e, como consequência, que haja o entendimento de que elas são complementares e, não rivais, como se pensava!

 

Pense nisso e cresça o seu negócio, se precisar, conte com a ATA!

Compartilhe:

Solicite uma
apresentação