Estamos sempre monitorando as tendências do mercado para contar para vocês diversos aspectos de comportamento e tendências no seguimento de tecnologia, design e marketing digital.
O empreendedor, desde cedo, aprendeu que o Brasil é o país do futuro. Mas esse futuro sempre chega com desafios cada vez maiores. Vimos, principalmente após o resultado das eleições, que a relação entre empresas e clientes terá de passar por uma nova reformulação. Se antes a mídia tradicional tinha o papel de levar ao consumidor produtos e serviços, o que se projeta é a ausência dessa intermediação.
As redes sociais se tornaram canal direto entre empresas e clientes. De fato, um avanço na relação comercial. Porém, essa imensa ágora virtual exige, curiosamente, investimento em conteúdo de qualidade, planejamento e estratégia para que a relação entre empresas e clientes funcione efetivamente. Diante disso, o que 2019 aponta não é, necessariamente, a ausência absoluta de intermediação ou a dependência da mídia tradicional: o desafio, como em tudo na vida, é encontrar o equilíbrio para se chegar ao cliente da maneira mais assertiva possível. O desafio está lançado.