A ATA é uma empresa plural, que valoriza a diversidade e inclusão

pluralidade
Um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo só pode fazer a sua marca crescer.

Estudos apontam que companhias que investem em diversidade tem um alto retorno, principalmente nas lideranças. A estratégia ainda apresenta melhores números quando comparada a empresas que não utilizam a mesma linha de pensamento, segundo a BCG.

Desta forma, os colaboradores passam a apresentar diferentes maneiras de enxergar o todo, tanto no âmbito interno quanto externo da empresa. Aumentando o leque de possibilidades para novos processos, soluções e maneiras de fazer.

Incluir a diversidade no ambiente de trabalho se mostra muito diferente de contratar pessoas de diferentes comunidades e grupos sociais, é encorajar culturas ao ter o respeito como principais valor, além de incentivar a criatividade, inovação e um ambiente agradável.

Para oferecer o melhor de si, como profissionais e pessoas, os colaboradores devem se sentir confortáveis, como parte do ambiente.

Como construir um ambiente diversificado

A ATA Hub sabe da importância de ambiente de trabalho agradável, e traz aqui algumas dicas para melhorar cada vez mais a o ambiente da sua empresa.

-Pesquisar internamente como os colaboradores se sentem perante, assuntos delicados, como gênero, orientação sexual, etnia, deficiências, dentre outros. Sempre os deixando confortáveis para responder.

Analisar as respostas, elas ajudam a identificar as falhas, desde brincadeiras à comentários inapropriados.

– Tomar nota das principais necessidades

– Planejar as ações focando nas necessidades principais

– Conscientizar e educar os colaboradores sobre o comportamento apropriado, respeitando a todos.

– Aumentar a inclusão de pessoas com deficiência física.

– Fale abertamente sobre a importância do assunto

Agora que você já sabe como aumentar a inclusão e a diversidade no ambiente empresarial, é hora de traçar boas estratégias e encontrar os talentos por trás das diferenças.

Toda a empresa deve abraçar a ideia, para isso, treinar novos líderes e fundamental, uma vez que servem de exemplo para os outros colaboradores. Assim, eles devem entender e saber como lidar devidamente com as divergências perante diversidade e inclusão.

Como aplicar os princípios de diversidade na empresa

Nos dias de hoje, e essencial ter conversas com seus colaboradores, aprender e adquirir diferentes visões. Um exercício diário, especialmente nas lideranças, e necessário ter noção dos preconceitos próprios e como eles poderão impactar na tomada de decisões. Um desafio para a própria rotina.

Outro ponto fundamental é ouvir a todos regularmente, mesmo profissionais de outras companhias. É uma forte estratégia, pois torna possível analisar o ambiente de trabalho interna a externamente.

É preciso aceitar que alguns poderão discordar, dando a oportunidade de educá-los e minimizar os conflitos. Diante as divergências, podemos encontrar formas de melhorar.

Um terceiro ponto e determinar orçamento, tempo investido e custo. Pois, a partir do momento que o investimento é iniciado, é possível obter resultados significantes. Tendo em vista que as pessoas entendem a importância, respeitam e estão engajados com as iniciativas.

Agora que você já entende a importância de investir em diversidade e inclusão tem como foco um ambiente de trabalho pluralizado, capaz de promover o crescimento pessoal e empresarial.

Para isso, analise as informações e entenda quem estará apto para apoiar um cenário favorável para o ambiente da empresa.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe, e, o melhor, entre em contato para acelerar o crescimento da sua empresa.

 

Por Augusto Valle

 

Compartilhe:

Solicite uma
apresentação