ATA Hub explica as tendências no uso de Inteligência Artificial em UX Design

Aqui na ATA Hub estamos sempre ligados nas tendências de marketing, design e tecnologia, por isso compilamos para você as informações mais importantes para que seu negócio alcance uma excelente performance no digital e isso inclui, claro, a área de UX.

Mais do que saber o significado dessa sigla, o importante é conseguir utilizá-la e combiná-la com outras ferramentas que tem muito a contribuir, como a inteligência artificial, por exemplo.

Vem com a gente então, vamos te explicar tudo sobre UX, além de te contar sobre como a IA está impactando esse setor.

O que é UX?

UX é a sigla para user experience, que significa experiência do usuário. A experiência sobre a qual o termo se refere diz respeito à interação do consumidor com um produto ou serviço, que pode ser de qualquer natureza, digital ou físico.

Portanto, UX vai abranger diversos conhecimentos da área de design para facilitar e melhorar a jornada do consumidor em sites, aplicativos, lojas físicas e na própria utilização do produto.

O que é preciso saber sobre UX Design?

O termo UX Design, que apareceu pela primeira vez na década de 1990, se refere ao processo de criar produtos e serviços que ofereçam boas experiências aos usuários, focando em diferentes áreas de seu desenvolvimento como branding, usabilidade, funcionalidade e design.

Há mais de 30 anos se sabe que entregar experiências encantadoras aos usuários é um diferencial que gera confiança e fidelidade. Por isso, tudo que produzimos aqui na ATA Hub levamos em consideração a experiência do usuário. Mas afinal, o que realmente estamos querendo dizer com isso?

O UX Design vai resolver questões como:

  • Carregamento do site

Ninguém merece um site que demora a carregar! De acordo com o gigante Google, o tempo médio de carregamento de uma página mobile foi reduzido em 7 segundos.

Pode parecer pouco, porém, 53% dos usuários de mobile abandonam sites que levam mais de 3 segundos para carregar.

Ou seja, não dá para perder tempo. Então bora pro próximo tópico.

  • Search Engine Optimization (SEO)

SEO é o processo de simplificar que seu site seja encontrado por mecanismos de busca, como o Google, Bing ou Yahoo!, por exemplo.

O UX Design é utilizado para que os usuários encontrem de forma mais fácil os sites e conteúdos nesses mecanismos.

  • Conteúdo responsivo

Sabe quando você tentar utilizar um site em dispositivo móvel mas ele apresenta erros, não responde corretamente aos comandos ou não cabe direito na tela e é horrível de usar?

Pois é, UX Design também cuida para que exista facilidade na usabilidade do conteúdo independente do dispositivo. Ou seja, o usuário não passa raiva.

  • Produção de conteúdo

Não adianta um site possuir ótima usabilidade se o conteúdo é ruim, portanto, o UX Design vai cuidar para que a arquitetura da informação, o design e o conteúdo possuam harmonia entre si.

  • Visual design

A questão visual é normalmente o que vem à mente quando pensamos em design, e de fato ela é importantíssima, pois esse aspecto do UX Design cuida da harmonização entre ícones, textos, imagens, além de considerar psicologia das cores, hierarquia de informações, entre outros elementos.

User Centered Design

Agora que você já sabe o que o UX Design soluciona é relevante citarmos o termo User Centered Design (design centrado no usuário), que é um dos pilares do UX justamente por ter como foco principal o usuário.

De nada adianta considerar todos os tópicos que citamos anteriormente se não for levado em consideração que eles precisam ser desenvolvidos pensando no seu usuário.

Isso significa dizer que não importa se você gosta do ícone x ou da cor y, os elementos utilizados nos seus serviços e produtos online devem ser escolhidos de acordo com as necessidades dos usuários e suas experiências, pensando no aspecto funcional e interativo.

Quais ferramentas são utilizadas no UX Design?

Designers que trabalham com UX utilizam diferentes ferramentas de acordo com o desenrolar do processo. Por exemplo, no estágio inicial de pesquisa e inspiração, são utilizadas pesquisas e votações, além de entrevistas com usuários e coleta de dados.

Há também programas específicos que são utilizados por UX Designers para prototipagem e teste de usabilidade.

Além desses programas desenvolvidos para design, também são utilizadas ferramentas de comunicação e gerenciamento de projetos para acompanhamento do trabalho durante todo o processo.

Contudo, além das ferramentas tradicionais, novas tecnologias estão sendo utilizadas em conjunto com UX Design, e a principal delas é a famosa e polêmica Inteligências Artificial (IA).

UX Design e Inteligência Artificial

A união entre UX (User Experience) e Inteligência Artificial (IA) é uma tendência crescente na indústria de tecnologia. A IA pode ser usada para melhorar a experiência do usuário em diferentes áreas, como assistentes virtuais, chatbots, recomendações personalizadas e análise de dados.

Um dos exemplos mais famosos do momento é o ChatGPT, para conferir o conteúdo que nós da ATA Hub desenvolvemos para você sobre essa IA, clique aqui.

Outras maneiras pelas quais a IA pode ajudar a melhorar a experiência do usuário incluem:

  • Personalização

Com a ajuda da IA, é possível personalizar a experiência do usuário, mostrando-lhe conteúdo e recursos que são relevantes para eles, como recomendações de produtos ou conteúdo.

  • Automatização

A IA pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e demoradas que podem ser tediosas para os usuários. Isso pode incluir coletar e analisar dados ou realizar tarefas de atendimento ao cliente.

  • Análise de dados

A IA pode ajudar a analisar grandes quantidades de dados para fornecer insights valiosos sobre o comportamento do usuário. Esses insights podem ajudar a melhorar a experiência do usuário e orientar decisões de design.

  • Assistência virtual

Com assistentes virtuais, a IA pode ser usada para entender melhor as necessidades do usuário e fornecer respostas personalizadas para suas perguntas. Isso pode melhorar significativamente a experiência do usuário, tornando-a mais agradável e interativa.

  • Chatbots

Chatbots são outra forma de usar IA para melhorar a experiência do usuário. Eles podem ajudar a fornecer suporte ao cliente em tempo real, respondendo às perguntas dos usuários e solucionando problemas.

No entanto, é importante lembrar que a IA não é uma solução mágica para todos os problemas de experiência do usuário. Ela deve ser usada em conjunto com o design centrado no usuário e testes rigorosos para garantir que a experiência do usuário seja melhorada de maneira significativa.

No blog da ATA Hub, nós já falamos sobre como a transformação digital está impactando negócios, clique aqui para saber mais sobre esse tema.

Como aproveitar as vantagens oferecidas pelo UX Design e IA?

Como vimos, UX Design é um elemento importantíssimo para qualquer serviço ou produto, gerando mais tráfego, conversão e fidelidade. Ele também contribui para reduzir a taxa de rejeição e gastos com manutenção do seu site.

Quando aliado à IA os resultados serão mais precisos, baratos e rápidos. Como, por exemplo, esse texto, que foi escrito com a ajuda de uma IA.

Quer saber como ter tudo isso no seu negócio? Então você está no lugar certo. Aqui na ATA nós unimos tecnologia, marketing e design para solucionar qualquer problema e desafio do seu negócio. Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas e tenha acesso a todo o conhecimento de UX Design necessário para alavancar seu negócio!

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