ATA HUB te conta tudo que aconteceu no Web Summit Rio 2023

Andressa Molinari, CEO da ATA Hub, esteve no Web Summit Rio 2023, a primeira edição do evento na América Latina. Com mais de 21 mil pessoas presentes, o evento contribuiu para consolidar o Rio de Janeiro como um hub internacional de tecnologia.

Durante quatro dias, o Web Summit no Brasil reuniu alguns dos nomes mais relevantes do ecossistema de inovação do mundo que debateram sobre tecnologia, marketing, investimentos, sustentabilidade e muito mais.

Fique por dentro de tudo que aconteceu de mais relevante em cada uma das principais áreas do evento.

Web Summit Tecnologia

O tema mais abordado em relação à tecnologia foi IA, como já era de se esperar depois da repercussão do Chat GPT. Com foco em plataformas de IA Generativa, o consenso é que esse tipo de tecnologia irá impactar empresas e profissionais de todos os setores.

Inteligência Artificial

Para Cassie Kozyrkov, Chief Decision Scientist do Google, o que estamos vivendo não é uma revolução da inteligência artificial, é uma revolução do design e da experiência de usuário, já que pela primeira vez uma ferramenta de IA, o Chat GPT, ganhou um formato simples e acessível para o público.

Ao desmistificar o hype em torno da popularização da IA, ela ainda afirma que a tecnologia ajuda os profissionais, em vez de substituí-los. Para ela, a inteligência artificial é uma aceleradora de inspiração!

Ficou claro no Web Summit Rio 2023 que IA representa a ampliação do potencial humano, aumento de produtividade e novas possibilidades criativas. Contudo, ela também apresenta desafios, como regulação, concentração de poder e impactos sociais, como salientou Ayo Tometi, co-fundadora do movimento Black Lives Matter, um dos movimentos sociais mais representativos do planeta.

Entre os principais desafios, Ayo falou sobre a formação de parâmetros claros de ética digital e a necessidade de IAs que contemplem diversidade e responsabilidade social.

Web Summit Startups e Investidores

O cenário de incerteza econômica global tem apresentado desafios para investidores e empreendedores, principalmente com o ecossistema da tecnologia enfrentando layoffs e quedas de valorização, reforçando o clima de fim de uma era após a quebra do Silicon Valley Bank.

No Web Summit ficou claro haver um entendimento sobre a importância de avaliações mais equilibradas, não tanto por causa da recessão ou escassez de investimentos, mas como um ajuste de expectativas de crescimento.

Isso significa que os unicórnios estão saindo de cena para darem lugar às chamadas startups camelos, que combinam inovações de alto impacto com modelos de negócio financeiramente sustentáveis.

Tim Draper, um dos mais conhecidos investidores do Vale do Silício, afirmou que é preciso conciliar confiança e controle para atravessar períodos de turbulência.

Contudo, no evento também foi possível observar que o ecossistema brasileiro e latino continuará a oferecer oportunidades consistentes para empreendedores e investidores.

Santiago Fossati, sócio da Kaszek Ventures, disse ser necessário manter uma visão de longo prazo já que o ecossistema de inovação passou por um ciclo de ajustes, mas o cenário é positivo.

Web Summit Marketing

A criatividade como caminho para inovação e transformação digital também esteve presente no Web Summit Rio 2023. Ela é um diferencial competitivo, em um cenário que já não mais comporta lideranças generalistas. Segundo Thomas Dohmke, CEO do Github, a tecnologia pode ser uma propulsora da criatividade humana e vice-versa.

Ele acredita que as próximas tendências digitais, em especial a IA Generativa, tendem a desbloquear potencial criativo e proporcionar mais tempo para a inovação. Ele realizou inclusive uma demonstração ao vivo de como criar um aplicativo em 15 minutos com a ajuda de uma plataforma plugada no Chat GPT.

Web Summit Sustentabilidade

No Web Summit Rio também conversamos sobre o desenvolvimento de novas tecnologias e uma abordagem de soluções de negócios mais humanizada.

Txai Surui, porta-voz dos povos indígenas da Amazônia, falou logo na abertura sobre a necessidade das pessoas que trabalham com tecnologia se reconectarem com a natureza e resgatarem valores essenciais para o ser humano. Segundo Txai, é preciso parar de pensar apenas na economia.

A ativista, que atua como coordenadora geral da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, defende o uso da tecnologia para proteger as florestas.

Por iniciativa de seu pai, o cacique Almir Suruí, a comunidade da qual fazem parte, a Paiter Suruí, foi a primeira a trabalhar com o mercado de carbono. Segundo Txai, eles fazem uso de drones, câmeras de vídeo, celulares e redes sociais para denunciar as invasões às suas terras na Amazônia.

Em 2017, em parceria com o Google, desenvolveram um projeto que deu origem ao Mapa Cultural dos Suruí, no Google Earth.

ATA + Estéticas do Brasil no Web Summit Rio 2023

Fazer parte do Web Summit foi uma experiência inspiradora, pois estamos sempre buscando oferecer soluções em tecnologia, design e marketing.

Não poderíamos ficar de fora do maior evento de tecnologia do Brasil, que reuniu milhares de pessoas e nos apresentou com muitas tendências que irão moldar o futuro da indústria.

Para saber mais sobre inovação e soluções tecnológicas, basta clicar aqui.

Compartilhe:

Solicite uma
apresentação