A mídia programática é um tema recente na comunicação e no marketing, mas muito utilizada ao falar de compra de mídia digital. Ela está ligada à tecnologia, uma vez que interliga os dados comportamentais dos usuários que serão conectados com compradores de mídia digital.
Desta forma, podemos dizer que é a compra automática de espaços publicitários, pois se baseia no comportamento do usuário na internet aliado ao público que o anunciante deseja atingir com sua campanha. Ou seja, a automação do processo de compra de mídia, que utiliza soluções digitais para melhores resultados em termos de otimização.
Quais as vantagens da mídia programática?
Ao começar a utilizar a mídia programática, qualquer pessoa poderia dizer de forma rápida que o seu maior benefício é o baixo custo dos anúncios, mas a mídia programática pode trazer muitos outros benefícios para quem as utiliza. Como:
Eficiência
Um dos seus principais diferenciais, pois se baseia na probabilidade do anunciante chegar ao público de interesse da forma mais certeira, com um baixo índice de dispersão. Assim, a tecnologia é um importante aliado, pois ajuda na seleção do público e no monitoramento dos resultados. Uma mídia técnica, baseada em dados, que permite segmentar as estratégias.
Maior precisão
Com o alto número de usuários e players da internet, a mídia programática se torna cada vez mais importante, pois ela é cuidadosa ao decidir quem vai ter a oportunidade de ver o anúncio. O trabalho de mídia é fundamental para o contato com os usuários certos, mas a conversão depende também de outros fatores, bem como a força criativa do anúncio.
Monitoramento
Na mídia programática, o anunciante pode monitorar devidamente todos os processos, tendo maior precisão ao analisar o que aconteceu com cada campanha.
Como a compra acontece em tempo real, não é necessário a espera para alterar a programação, assim conseguindo redirecionar suas iniciativas em busca de resultados melhores.
Custo
Mesmo não sendo essencial para definir o uso da mídia programática, o custo ainda é uma grande vantagem. Pois, na maioria dos casos acontece a realização de leilões ao invés de preços fechados, além de levar em conta o número de inserções.
Visando as boas práticas para atuar no mercado de mídia programática, a ATA Hub trás alguns princípios para minimizar os riscos e acertar ao escolher a mídia programática.
Princípios para a compra de mídia programática
Existem alguns pontos que indicam a necessidade de mídia programática, mas antes é preciso alinhar os objetivos e expectativas. Se o seu site já está maduro perante a audiência e precisa alcançar novos usuários, a mídia programática é uma ótima solução.
Sua empresa precisa ter ao menos um profissional que entenda do assunto. Visando a discussão em alto nível com a agência e parceiros tecnológicos.
Escolha uma agência digital capacitada para o trabalho, a ATA Hub é uma excelente escolha. Verifique os dados disponíveis durante a campanha e analise se serão o suficiente para a tomada de decisão.
Estabeleça as responsabilidades de cada um dos envolvidos, atores da campanha, marca, veículo e agência. É imprescindível expor os objetivos a serem alcançados com a agência escolhida.
Tenha em mente que as plataformas de compra de mídia programática tem como premissa perfis e comportamentos para acertar no planejamento.
Faça um planejamento detalhado da companha, contendo mapa do funil e fases de contato do cliente com a marca ou produto.
Crie uma lista positiva e negativa de sites, pois irá te ajudar a compor a campanha de valores da marca. Deste modo, você evita veicular a sua campanha em sites específicos que não possuem alinhamento com a sua empresa.
Avalie cuidadosamente os parceiros de tecnologia, juntamente com a agência, uma vez que eles fornecerão as plataformas de veiculação.
Crie um formato de discussão para correção de rota durante a campanha, tendo em vista que a mídia programática gerará um grande número de informações e dados durante a compra. Avalie os resultados junto da agência em reuniões semanais para decidirem as tomadas de decisões com base nos dados.
Não tenha medo de arriscar, as campanhas podem falhar. Por isso, defina as ações de forma clara ao lado dos responsáveis pela gestão de crises e correções de rota da campanha, se necessário.
A mecânica da compra de mídia programática não é complicada, anunciantes e publishers se conectam por meio de plataformas para fazer a compra e venda de mídia em um ambiente mais seguro. Mesmo assim, é preciso ter objetivos claros e um alinhamento coerente com a agência.
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