O Market Share é a porcentagem correspondente à importância da empresa mediante o mercado e a concorrência no segmento em que ela atua. Além de poder ser a representação do valor de mercado, preferência do público, volume de vendas, dentre outros aspectos.
Toda empresa, por mais inovadora que seja, concorre no mercado com empresas do mesmo segmento e participa da disputa por uma fatia maior do mercado. Essa quota de mercado é conhecida como Market Share, que representa a parte do público que o seu negócio conquistou em seus anos de atuação, influenciando diretamente a receita gerada pela fatia do mercado.
A Ata Hub explica mais sobre a participação de mercado, confira!
O que é Market Share?
Market Share, ou quota de mercado, é uma métrica de marketing que calcula a participação da empresa em um determinado segmento. O cálculo é simples, basta identificar a porcentagem de vendas do negócio em relação às vendas totais do mercado, mostrando a fatia exata do mercado.
Em linhas gerais, as empresas calculam o seu Market Share para fazer análises de desempenho de seus produtos e serviços, além de entender melhor a realidade do negócio.
A métrica ajuda a ter noção do tamanho da empresa ou organização perante o mercado e seus concorrentes, também podendo mensurar a competitividade de seus produtos e serviços.
Dentre as diversas formas de calcular o Market Share, a mais básica é por meio da porcentagem da receita total do segmento, mas pode ser calculada por outros caminhos, bem como a porcentagem de um produto, canal ou nicho específico.
Um conceito versátil que traz dados relativos e que precisam de uma análise cuidadosa para expor os resultados.
Importância do Market Share
Tida como uma métrica de sucesso essencial para as empresas, o Market Share expõe qual a quota de mercado pertence ao negócio dentro da sua área de atuação.
Conquistar uma fatia maior de mercado e alcançar a liderança do segmento é o intuito de toda empresa, e a mensuração da participação faz parte da estratégia de crescimento. Desta forma, a participação de mercado é um dos indicadores principais do desempenho do negócio e sua margem competitiva, o que permite analisar, também, o impacto causado pelas estratégias de marketing.
Outra faceta do Market Share , é identificar as tendências do mercado, ao ter como base a análise de comportamento do consumidor alvo. Tendo como objetivo o aumento da participação no mercado e superar a concorrência, para ampliar a base de clientes e as oportunidades de negócio.
Com a ampliação do Market Share a sua empresa obterá uma gama de vantagens, bem como:
– Aumento da base de clientes;
– Melhor reputação da marca;
– Facilidade de negociação dos preços com os fornecedores;
– Vantagem competitiva perante os concorrentes;
– Aumento das vendas e lucro.
Como calcular o Market Share?
A Ata Hub separou algumas maneiras de calcular o Market Share, para você começar agora mesmo.
Público-alvo
Ao intercalar os dados internos da base de clientes com estudos demográficos e estatísticas, é possível se aproximar do Market Share da empresa.
Ou seja, Market Share = clientes conquistados / possíveis clientes na área de atuação da empresa.
Faturamento
Pode parecer simples, mas para calcular o Market Share pelo faturamento é preciso dividir a receita da empresa pela receita total do seu setor de atuação no período.
Market Share = Receita da empresa / Receita total das empresas mais relevantes do setor.
Mas, dependendo do segmento de atuação, as informações poderão não estar disponíveis.
Valor de mercado
Calcular pelo valor de mercado segue o mesmo princípio dos anteriores.
Market Share = Valor de mercado da empresa / Valor de mercado total das empresas mais relevantes do setor.
Penetração da marca
A penetração da marca é um fator mais subjetivo, o que vai demandar ferramentas dignas de uma pesquisa de mercado. Existem maneiras de realizar um estudo promovendo enquetes e entrevistas por conta própria, mas o ideal seria contratar tal serviço de uma empresa especializada.
Neste caso, o cálculo do Market Share se torna um pouco mais complicado, devido a inclusão de margem de erro e conceitos estatísticos.
Agora que você já sabe mais sobre o Market Share, comece a calcular o da sua empresa para seguir rumo ao crescimento e abocanhando uma fatia maior do segmento do mercado em que o seu negócio atua.
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