A ATA explica o recurso de pagamentos do WhatsApp

O recurso de pagamentos no WhatsApp é liberado para pessoas físicas e pequenas empresas a partir de hoje

O WhatsApp anunciou no dia de hoje, segunda-feira 15/06, a liberação do pagamento por meio do próprio aplicativo. Permitindo aos usuários o pagamento de produtos e serviços, além de transferências de dinheiro para parentes e amigos.

Primeiramente, para a utilizar a ferramenta é necessário habilitar um cartão no Facebook Pay, além disso os usuários são isentos das taxas pelos serviços de pagamento e transferência.

Desta forma, o Brasil é o primeiro país a receber a ferramenta. Contando com mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas que movimentam a economia do país, é normal a conexão com clientes por mensagens trocadas no aplicativo, de modo a simplificar as transações a ferramenta espera trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades.

Todavia, os recursos de pagamentos necessitam de segurança, desta forma para evitar falhas e transações não autorizadas é necessário comunicar o PIN com 6 dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar qualquer transferência. De início, serão aceitas as transações de cartões de débito e crédito com bandeiras Visa e Mastercard, desde que sejam emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank ou Sicredi, mas como a arquitetura do programa é aberta facilita a futura entrada de novos parceiros.

Funcionamento
As transferências entre pessoas poderão ser feitas apenas com o cartão de débito, permitindo o envio de até R$1 mil por transação e receber até 20 pagamentos por dia, mas mensalmente terá um limite de R$ 5 mil.
Já o pagamento para empresas poderá ser realizado com cartões de débito e crédito, sem um valor limite estipulado.

Como usar
Para fazer transações para amigos e familiares é bastante simples. Após configurar o Facebook Pay, basta selecionar o contato que deseja enviar a quantia, clicar em “anexar” e selecionar “pagamento”. Posteriormente, inserir o valor, uma mensagem como descrição do pagamento e pressionar “pagar”.
O dinheiro será transferido, lembrando que apenas será possível com cartões emitidos pelos bancos e bandeiras participantes. Além de que é preciso aceitar o pagamento em até 2 dias, quando não, o valor será estornado a conta de origem. Quanto ao WhatsApp Business, cada usuário deverá criar ou conectar uma conta Cielo para receber por suas vendas.

Contudo, o lançamento do recurso de pagamentos do WhatsApp se torna um grande facilitador para pessoas físicas, micro e pequenas empresas. Pois, normalmente o contato é feito pelo próprio aplicativo e com uma conversa já encaminhada, deixará a oportunidade de conclusão do negócio no mesmo.

Portanto, todos devem se manter atentos às mudanças e atualizações do mercado digital. Uma vez que as tendências se tornam regras e o consumidor está sempre em busca de opções novas, práticas e seguras para a sua tomada de decisão.

Gostou do conteúdo? Deixe seu recado, compartilhe com um amigo, e se precisar de ajuda entre em contato.

 

Por Augusto Valle

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

Solicite uma
apresentação