Marketing de referência e o programa de indicação, dois grandes aliados

Qualquer empresa gostaria de ter os seus clientes como promotores da marca, vendendo os seus produtos, indicando sempre que perguntados e até mesmo indo atrás de outras pessoas para contar a experiência incrível promovida por sua marca. Com o marketing de referência, você consegue que, cada vez mais pessoas conheçam os seus produtos e demonstrem interesse em fechar um negócio.

Com uma estratégia bem estruturada, aliada a boas ações de marketing e divulgação, o seu negócio pode ter indicações de forma natural, mas com um programa eficaz de indicações, a perspectiva de conversão pode ser maximizada.

Conhecendo o marketing de referência e seu programa de indicação você estará cada vez mais perto de aumentar o número de clientes

Neste post, você vai aprender o que é marketing de referência, além de conhecer os 5 pilares de programas de indicação.

Marketing de referência é um conjunto de estratégias que encorajam um cliente a indicar um produto ou serviço, gerando aumento de fidelização e crescimento de vendas.

Com o mercado cada vez mais competitivo, onde as empresas têm que se preocupar com o grande fluxo de informação instantânea das redes sociais, além das disputas com os tradicionais concorrentes de mercado, o marketing “boca a boca”, volta a ter uma grande importância ao ser utilizado como estratégia para a fidelização e aquisição de novos clientes.

Pensando em exemplos, uma academia, desejando aumentar o número de clientes e elevar o lucro, incentiva seus clientes a indicar a marca para um ou mais amigos. Desta forma, os usuários encantados, levariam a academia a ser reconhecida cada vez mais. Mas como fazer para que os clientes indiquem e passem a se engajar de verdade nesta tarefa? É aí que o alinhamento a um programa de indicação, feito de forma exemplar, mostra sua força.

Pensando em você, trazemos os pilares do programa de indicação, alinhado a ótimas práticas de marketing de referência, que, com ele, alavanca o crescimento da sua empresa e traz cada vez mais clientes que buscam o encantamento mostrado por cada usuário que lhes falou sobre as grandes experiências ao lado de sua marca.

Os pilares de programas de indicação

> Pedir indicação
Mesmo parecendo algo simples, é uma ação importante, devendo ser executada da melhor forma. Analisando a jornada do cliente e observando a etapa em que eles se sentiram mais contentes com seu negócio, você conseguirá enxergar os momentos e maneiras ideais, podendo abordá-los para pedir uma indicação. Lembrando de pedir para os clientes que tiveram experiências positivas.

> Facilitar a indicação
Ter um canal prático que facilite o processo de indicação é primordial. Estipule um regulamento e o torne claro para que ninguém tenha dúvidas de como funcionará o seu programa de indicação.

> Recompensar
Certamente, os clientes que defendem a sua marca, embaixadores, merecem algo em retribuição, pois, um benefício pode engajar ainda mais a participação no seu programa de indicação. Levante informações sobre o que seus clientes mais satisfeitos gostariam de receber, analise os dados levantados, separe as respostas recorrentes e liste-as levando em conta o custo de aquisição de clientes (CAC). As recompensas podem ser imediata após a conversão, mediante ao número de leads indicados ou pelo acúmulo de pontos a cada novo cliente por indicação.

> Transparência
Uma ótima forma de continuar engajando é a honestidade, notificando sempre que alguma novidade no processo de indicação vier a tona. Deste modo, sua marca continuará dando forças ao cliente para indicar mais e mais, levando confiança e o fazendo crer que as recompensas valerão a pena.

> Divulgação
Com o programa de indicação montado, divulgue-o para seu clientes, colaboradores e todos os que podem indicar, deixando de forma explícita os benefícios de indicarem o seu empreendimento. Pesquise os canais de comunicação mais assertivos, lugares em que os usuários mais satisfeitos entram em contato com a sua empresa e então crie e priorize a uma estratégia de divulgação nestes canais. Não se esquecendo que uma divulgação constante não deixará ninguém esquecer do seu programa de indicação.

Portanto, você tem muito a ganhar aliando estratégias de marketing de referência a um programa de indicação bem executado, uma vez que o seu número de clientes cresça exponencialmente até suprir todos os custos de investimento e recompensa. Entregando a você números, que dificilmente seriam alcançados sem as estratégias e ferramentas utilizadas, mostrando mais uma vez a necessidade de uma equipe de profissionais entendedores de todas as diretrizes do marketing, totalmente empenhados em resolver seus problemas e extremamente capacitados para exercer as estratégias de forma brilhante. Aqui na ATA somos assim!

Venha fazer parte do nosso time, agende uma conversa e siga rumo ao sucesso.

 

Por Augusto Valle

 

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