Neste post, a ATA irá explicar-lhe como a comunicação com o seu cliente pode fazer com que as suas vendas subam.
Muitas vezes as empresas têm outros objetivos como aumentar o engajamento com seguidores em redes sociais, aumentar o tráfego no seu e-commerce ou ter uma exibição mais atraente. Mas, na verdade, por trás dessas metas, há o bom e velho objetivo de sempre vender mais.
Mas como você pode alcançar esse objetivo comunicando-se com seus clientes?
A ATA irá listar algumas formas eficazes e mensuráveis de o fazer.
Solicite e registre dados do cliente
A primeira coisa que você deve fazer, se quiser se comunicar com seus clientes, é pedir os dados necessários para ter uma comunicação personalizada. E esses dados que você precisa dependem do seu tipo de negócio.
Para todos os diferentes segmentos, vale a pena fazer uma reflexão, pensando em qual informação faz sentido personalizar o contato.
Para o caso das lojas físicas, é necessário sensibilizar os vendedores para que preencham corretamente os dados dos clientes, para que possam utilizá-los posteriormente em segmentações.
Além disso, também é de suma importância que o vendedor informe ao cliente o motivo do pedido de dados para que ele possa decidir se deseja se inscrever. Dessa forma, o engajamento em suas comunicações será maior, uma vez que você terá a aprovação do seu cliente.
Escolha um canal de comunicação
A segunda coisa que você deve fazer é escolher um canal para se comunicar com os clientes. Ao escolher um canal, tenha em mente o que o seu cliente prefere. Isso requer testes, é claro.
Alguns clientes preferem um e-mail, outros um SMS. Teste os canais e a frequência de contato para entender como seu público responde melhor a esses impulsos.
– Chamadas telefónicas
Traz muita conversão, dá-lhe muita informação sobre o seu cliente e pode torná-lo informal e pessoal. É importante que esta carteira de clientes seja passada aos vendedores de forma segmentada e com um contexto do que deve ser dito na chamada para que a mensagem seja personalizada.
Por exemplo, uma lista de aniversários do mês recebe uma chamada desejando um feliz aniversário e um cupom de desconto para comprar esse mês do vendedor. Ou uma lista dos principais clientes para falar sobre a nova coleção em primeira mão.
O contexto é essencial para que o vendedor utilize esta informação sobre o cliente na chamada, para gerar proximidade e credibilidade. Se os seus vendedores têm uma informação sobre os gostos e preferências do cliente, eles já podem entrar no link que oferece o produto certo.
– SMS
Este é um canal ainda pouco explorado e que provou ser muito eficaz, especialmente por aparecer na tela inicial do celular do seu cliente, há uma maior probabilidade de ele ver a mensagem.
Como o número de caracteres é limitado, é ideal para um lembrete, uma mensagem rápida ou um cupom de desconto.
O WhatsApp tem sido um dos principais canais de comunicação nos últimos tempos. Desde o público mais jovem até o mais antigo, o aplicativo conseguiu cativar grande parte dos usuários de smartphones. Enviar um “Zap” para o seu cliente pode trazer muitas vendas.
Pensando em conectar o cliente com sua marca, temos um ponto muito importante que mediou esse contato: o vendedor. Uma mensagem de um vendedor da preferência do seu cliente pode fazer a diferença na forma como esta mensagem será recebida. Neste caso, não apenas como uma comunicação de massa da sua marca, mas como um contato personalizado, de 1 a 1.
Uma mensagem do WhatsApp tem um tom mais informal e pessoal. Aproveite essa facilidade para aproximar o cliente do vendedor e da marca.
– Pesquisa de Satisfação
Os inquéritos de satisfação são, de facto, o oposto, mas igualmente importantes. Esta troca com o cliente é muito valiosa porque ele é quem lhe dará insights sobre quais pontos devem ser melhorados, como ele percebe sua marca, serviço, produto e outros aspectos.
Dessa forma, você fecha um ciclo que começa quando o cliente faz uma compra com sua marca, recebe sua comunicação (seja por e-mail, SMS, WhatsApp, etc), faz uma nova compra e responde sua pesquisa.
Meça os seus dados
Vale ressaltar que é essencial que esses contatos sejam medidos, para entender em qual canal sua marca tem a melhor conversão, em qual canal cada cliente prefere ser contatado, estabelecer metas, verificar qual vendedor tem os melhores resultados e qual precisa melhorar, etc…. Medir os resultados de suas ações garante que todos estejam no mesmo barco e remando no caminho certo. Portanto, faça ajustes nas campanhas, siga as metas da equipe de vendas.
Pergunte ao vendedor que tem o melhor resultado para compartilhar com a equipe como você está conduzindo os contatos. Explique em números que quem tem o maior esforço de vendas (número de contatos) é exatamente aquele que mais vende, incentivando a equipe a correr atrás do resultado.
Conhece a informação da sua equipa de vendas? É uma mina de ouro!
Quer alguma ajuda para configurar a comunicação com o seu cliente? Fale com a ATA!