Atualmente é praticamente impossível pensar em estratégia para uma empresa/pessoa sem pensar no que as mídias digitais podem nos oferecer.
Além de estreitar o relacionamento com o público-alvo, o custo é menor e as ações podem ser mais dinâmicas e ideais para mensuração.
O político não fica de fora. As mídias sociais são grandes aliadas para entender o impacto do que ele tem feito em seu trabalho e até mesmo para destacar as expectativas de seus eleitores, melhorando o seu mandato.
Quais oportunidades são ideais para os políticos?
A interação com os usuários, mais conhecido como Seeding, é o ponto alto das ações. Poder receber um feedback, tirar dúvidas e esclarecer os passos, são oportunidades valorizadas por quem interage e visualiza a conversa. Isso traz proximidade e faz com que o político seja uma “figura alcançável”, que escuta e conversa. É importante ter todo o cuidado para evitar conflitos.
O forte engajamento com compartilhamentos, curtidas e menções são importantes para que o conteúdo seja espalhado e a mensagem disseminada. Quanto mais pessoas movimentando as publicações, melhor! Serve também de termômetro para a popularidade do político.
Existem restrições
Em épocas de pré-campanha e campanha eleitoral, existem alguns pontos que pedem atenção redobrada. A Lei Eleitoral determina alguns comportamentos que são proibidos durante estes períodos.
Um bom planejamento de conteúdo, presença frequente nas redes e o trabalho de seeding, juntos, são destaque!