Empresas grandes no mercado começaram como todas as outras, de baixo e foram crescendo exponencialmente. Mas entenderam que não bastava só vender e entregar o seu produto com qualidade. Só chegaram onde estão, marcas carismáticas.
É preciso entender e não surfa nas tendências, é preciso ter alma, a marca não pode ter uma identidade ou um discurso, baseado em concorrentes assistindo mercado e refazendo de novo. É necessário ter coerência com o universo que propõe.
Cada individuo humano enxerga o mundo de uma maneira diferente, devido as suas experiências e individualidade, quando a marca consegue atrair atenção, essas características são importantes, pois é a partir delas que o consumo da mesma se torna efetivo. Porém tudo pode mudar dentro de outro ponto de vista, como, por exemplo, o que se ouve da marca o contexto em que o consumidor se encontra, seja cultural, econômico ou social.
As grandes empresas sabem o valor que traz ao mercado consumidor e como seu relacionamento com os consumidores torna humana. Entender isso é o primeiro passo para ter um suporte do processo de branding.
O que é branding?
É o processo de construção e gestão da marca, sendo assim e neste momento que você relaciona a sua empresa com a estratégia e qual experiência quer transmitir com ela.
Fazer da sua marca algo que se pode viver, além de comprar e ter. É um processo contínuo, pois, como sabemos as experiências são algo constante e se sua marca que ser dinâmica com seu publico é necessário estar sempre em movimento.
Entender a história da sua marca e construí-la. Deve estar no seu planejamento, saber seus valores externo e interno, deixando a base forte e autentica.
Em que sua marca acredita?
Quais bandeiras levantam?
O que ela quer mudar no mundo?
O que as pessoas perderiam se ela deixasse de existir?
Estas perguntas devem ser consideras na hora de entender sua marca, desta forma não se comete erros ao não entrar em assuntos no qual o universo criado para sua empresa não se enquadra. É preciso entender a personalidade criada para tal.
Um bom Branding é definido a partir do zero, ter a noção dos problemas estabelecidos e para trazer assim as pessoas que se identifique com sua empresa.
Uma comunicação clara no meio digital deve ser estabelecida.
É preciso que o cliente saiba o que encontrar nas redes da empresa e como a marca se comporta no ambiente digital. Mas antes de definir seu plano de comunicação é extremamente necessário estabelecer a estratégia de branding, pois só desta forma a construção do posicionamento da sua empresa ficam claros.
Milhões são os investimentos em marketing para que o cliente tenha cada dia mais sentimentos com os quais se identifica com a marca. Para além de vender, mas emocionar e fazer pensar, se relacionar com a sua marca por identificação.
Isto reflete diretamente na produção de conteúdo feito para internet, é preciso ter em mente o tom da mensagem da empresa, para assim conseguir aplicar este tom nas mensagens espalhadas nas redes. E que essa voz seja clara e especifica, alinhada com toda a empresa sem pontas soltas. Saber se a empresa é seria engraçada, descolada, se usar emogis, ou se diverte com memes; Se seus conteúdos são longos e profundos ou curtos e objetivos, tudo isso deve ser levado em consideração na hora e identificar a forma como vai ser feito a produção de conteúdo.
E isso deve ser identificado, em todas as formas de comunicação. Do ponto de venda aos telefones e internet ou pode gerar transtornos ao seu cliente percebendo que não está conversando com a mesma empresa em lugares diferentes.
Agora que estamos esclarecidos sobre Branding e suas estratégias, podemos começar a colocar a mão na massa. Para se aprofundar no assunto e traçar o mesmo para sua empresa, entre em contato com a ATA HUB, podemos te assessorar nos caminhos a seguir a partir daqui.